skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Após entrada desastrosa, Vitória liberta-se das amarras com coração e golos

Tiago Mendes Dias
Desporto \ domingo, outubro 01, 2023
© Direitos reservados
Imobilizado pelos ataques rápidos do Estoril Praia, o Vitória viu-se a perder por 2-0 nos em 20 minutos, mas, auxiliado pela expulsão de Holsgrove, cavalgou a tempo da reviravolta para suado triunfo.

Decorria o minuto 21 e os assobios ecoavam das bancadas do D. Afonso Henriques a cada passe para trás ou para os lados. Mais de uma hora depois, com o cronómetro a assinalar 90+3 minutos, os 15.101 espetadores no anfiteatro vitoriano voltavam a transbordar de emoção, mas por razões diferentes: Alisson Safira convertera o penálti que sofrera instantes antes e o Vitória selava o último passo para um triunfo que, a meio da primeira parte, parecia muito improvável. A equipa de Paulo Turra venceu por 3-2, quebrou um jejum de mais de um mês sem êxitos, e ascendeu ao sexto lugar, com 13 pontos, decorridas sete jornadas da Liga Portugal Betclic.

Este jogo de fim de domingo à tarde foram na verdade dois. A sua linha divisória foi a expulsão tão justa quão desnecessária de Jordan Holsgrove aos 39 minutos; o médio escocês pressionou Manu Silva e atingiu o calcanhar do defesa junto à área vitoriana. Até então paralisado e amarrado pelos golos que sofrera – dois ataques rápidos gizados com régua e esquadro e finalizados por Tiago Araújo e Rodrigo Gomes, embora com amplas clareiras na defesa -, pelos protestos que se erguiam das bancadas e pela incapacidade em produzir um futebol ofensivo imaginativo, capaz de fazer tremer os homens de Vasco Seabra, o Vitória mudou.

O cabeceamento de Manu Silva e o lance de Tomás Händel em cima do intervalo prenunciaram uma segunda parte de grande pendor ofensivo, o que se confirmou. Com a inscrição "Marinho" nas costas - homenagem ao malogrado treinador Marinho Peres -, balanceou-se para o ataque com Nélson da Luz, Zé Carlos e Alisson Safira, três jogadores que entraram bem em campo. André Silva enviou o primeiro aviso num remate de longe, antes de cabecear para o fundo das redes ao minuto 56.

O Estoril Praia tremeu ainda mais e as oportunidades sucederam-se, antes de João Mendes rematar para o fundo das redes aos 69 minutos após cruzamento de Bruno Gaspar, um dos destaques vitorianos deste domingo.

A equipa de Vasco Seabra libertou-se quando sofreu o empate e tentou ameaçar a baliza de Bruno Varela em lançamentos longos. Não o conseguiu. O Vitória continuou mais perigoso e chegou ao triunfo num penálti polémico, em que André Silva se envolve no lance em posição de fora de jogo. Alisson Safira converteu e o Vitória ganhou um duelo que foi verdadeira montanha-russa.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: