skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

CCVF recebe espetáculo de Josefa Pereira no âmbito do Projeto CASA

Redação
Cultura \ quinta-feira, outubro 12, 2023
© Direitos reservados
Palco para o corpo, para as suas formas de comunicar e para a invenção, “Campo Força Chama” apresenta-se em Guimarães no sábado a partir das 21h30, após estreia no Cineteatro Louletano.

A coreógrafa e bailarina Josefa Pereira apresenta “Campo Força Chama”, o seu mais recente trabalho no Grande Auditório Francisca Abreu, no Centro Cultural Vila Flor (CCVF), no sábado, a partir das 21h30.

Criação de dança escolhida no âmbito da 1ª edição do Projeto CASA – programa de apoio à Criação Artística na área das Artes Performativas promovido pelo Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, o Espaço do Tempo, em Montemor-o-Novo e o Cineteatro Louletano, em Loulé – “Campo Força Chama” fala de passado e de futuro. O espetáculo tenciona investigar maneiras de ativar o "corpo-arquivo" de cinco bailarinas, esta criação valoriza a “linguagem do corpo no feminino na sua urgência de comunicar”, indica o comunicado de imprensa relativo ao espetáculo.

“Lembrar deverá ser aqui um gesto de toda a invenção", vinca a coreógrafa brasileira, oriunda de São Paulo e agora radicada em Lisboa. Com direção e conceito de Josefa Pereira, esta criação e respetiva performance está a cargo de Meiga, Natália Mendonça, Nina Botkay, Vânia Doutel Vaz e da própria Josefa Pereira, sendo este espetáculo dirigido a maiores de 12 anos de idade.

Tendo realizado residência artística de longa duração n’O Espaço do Tempo (e ainda em La Caldera (ES), Futurama (PT) e Baal_17 (PT)), "Campo Força Chama" teve a sua estreia absoluta no Cineteatro Louletano e viaja agora para o Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.

O Projeto CASA tenciona ser um estímulo à criação nas áreas da dança, do teatro e de cruzamentos disciplinares e um contributo para o desenvolvimento sustentável do percurso de artistas, criadores nacionais ou residentes em Portugal, nas referidas áreas, prossegue o comunicado.

 Os ingressos para assistir à apresentação de "Campo Força Chama" no CCVF estão disponíveis por 7,5 euros ou 5,0 com desconto, sendo possível adquirir os mesmos online no sítio oficial d'A Oficina, nas bilheteiras dos espaços culturais geridos pela cooperativa municipal para a cultura e nas entidades aderentes à Bilheteira Online.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: