skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
30 setembro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

JpG: Eduarda Fonseca e Vítor Fernandes são apostas da coligação

Alberto Couto
Política \ quarta-feira, setembro 24, 2025
© Direitos reservados
Eduarda Fonseca avança em Candoso São Martinho e Vítor Fernandes em Selho São Lourenço e Gominhães, com propostas de mudança, continuidade e progresso.

A coligação Juntos por Guimarães apresentou duas candidaturas às próximas eleições autárquicas, reforçando a aposta na renovação e proximidade com a população.

Em Candoso São Martinho, Eduarda Fonseca foi anunciada como candidata à presidência da Junta de Freguesia. Filha da terra, compromete-se a honrar o legado da comunidade e a trabalhar por uma freguesia mais justa, inovadora e inclusiva. Para a candidata, é essencial criar oportunidades para que os jovens permaneçam na freguesia, reforçar a segurança, melhorar passeios e apoiar instituições locais. Eduarda destaca ainda a importância de uma Junta transparente e próxima da população, apelando ao envolvimento de todos: “precisamos de todos para que a mudança aconteça”.

Ricardo Araújo, candidato à Câmara Municipal, destacou a coragem da equipa de Eduarda e a necessidade de um novo rumo para Guimarães, defendendo medidas como transportes gratuitos, mais habitação pública e acessível, e um licenciamento mais ágil.

Já em Selho São Lourenço e Gominhães, a coligação aposta em Vítor Fernandes, atual autarca, que assume novamente a candidatura à Junta de Freguesia, com a promessa de continuidade e progresso. Natural da freguesia, o candidato realça a importância da proximidade com a comunidade e da valorização dos seniores, ao mesmo tempo que identifica obras estruturais por concluir, como o pavimento de ruas e o saneamento básico.

Ricardo Araújo elogiou o trabalho desenvolvido por Vítor Fernandes e reforçou que Guimarães precisa de recuperar dinamismo económico e atratividade para os jovens e empresas. Prometeu ainda reduzir impostos, garantir mais mobilidade e apostar no desenvolvimento económico.

Também Rui Armindo Freitas, candidato à Assembleia Municipal, defendeu que o próximo sufrágio é uma oportunidade de mudança, lembrando que, após 36 anos de governação socialista, Guimarães precisa de um novo ciclo.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: Guimarães em Debate #124