JSD reuniu com candidatos às associações de estudantes do secundário
A Juventude Social Democrata (JSD) de Guimarães reuniu recentemente com todas as listas candidatas às Associações de Estudantes do Ensino Secundário vimaranense, de forma a debater algumas temáticas da atualidade.
Juntamente com a comissão política, o presidente André Ferreira liderou os encontros, nos quais foram discutidos temas como o orçamento municipal, a perda de jovens nos últimos 10 anos do nosso concelho, o voto aos 16 anos, a importância de alteração da forma como são lecionadas algumas disciplinas e a falta de outras, como literacia financeira.
De acordo com nota enviada à imprensa, foram abordadas também quais as diferentes propostas apresentadas aos estudantes pelas respetivas listas candidatas às direções das Associações de Estudantes e a relação entre os jovens e a política nos dias de hoje.
De acordo com André Ferreira, estas foram reuniões “mais para ouvir do que falar”. Foram conhecidas detalhadamente as propostas aos estudantes das listas candidatas e também os problemas de limitação de algumas infraestruturas, como o facto de na Santos Simões estarem a ter aulas em contentores devido ao excesso de alunos. Unânime foi a questão do aquecimento das salas de aula, ou a falta dele, no inverno as salas são frias e no verão são quentes, desta forma os estudantes não conseguem estar concentrados devidamente pelo que a aprendizagem é influenciada de forma negativa.
Para a JSD Guimarães, “é importante uma proximidade dos jovens à vida ativa política, principalmente à vida política local, por forma a perceberem o impacto que os decisores políticos têm no seu futuro e como nós jovens podemos impactar de forma positiva essas decisões”.