skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 junho 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Laboratório da Paisagem coordena projeto de gestão de resíduos na Ucrânia

Redação
Ambiente \ sexta-feira, maio 24, 2024
© Direitos reservados
Lutsk, Kherson, Pokrovsk (região de Donetsk) e Liubotyn (região de Kharkiv) são as quatro cidades que vão ser apoiadas ao abrigo do programa Zero Waste Cities in Ukraine.

No âmbito da sua integração na iniciativa Zero Waste Cities in Ukraine, o Laboratório da Paisagem de Guimarães vai coordenar um projeto europeu que ajuda quatro cidades ucranianas na gestão de resíduos.

No dia 1 de maio, o projeto Zero Waste Cities in Ukraine foi lançado na Ucrânia com o apoio financeiro do Programa LIFE da União Europeia, que visa apoiar os governos locais na implementação de novos requisitos legislativos no domínio da gestão de resíduos.

O projeto é, então, coordenado pelo Laboratório da Paisagem, sendo os beneficiários do projeto quatro municípios ucranianos – Lutsk, Kherson, Pokrovsk (região de Donetsk) e Liubotyn (região de Kharkiv) – que trabalharão em conjunto com parceiros durante quatro anos para construir um sistema de gestão de resíduos sustentável e alcançar o estatuto de “Cidade Zero Resíduos”.

Os parceiros europeus das cidades ucranianas no projeto serão os municípios de Guimarães e Oeiras (Portugal) e Carmignano (Itália), bem como o Instituto de Hamburgo para a Inovação, Proteção Climática e Economia Circular (HiiCCE) (Alemanha), a ONG Zero Waste Europe (Bélgica) e a ONG Zero Waste Italy (Itália). A rede de cidades europeias “Eurocities” e o seu projeto-piloto “Sustainable rebuilding of Ukrainian Cities” contribuíram para a criação do consórcio do projeto.

A execução do projeto no terreno será apoiada por organizações públicas ucranianas, nomeadamente a ONG Zero Waste Lutsk, a ONG Ecological News, a ONG Zero Waste Mariupol e a ONG Zero Waste Kharkiv.

Os representantes das cidades ucranianas, a equipa do projeto e os parceiros enfrentam as seguintes tarefas: -Avaliar o estado atual do sistema de gestão de resíduos em quatro municípios ucranianos que participam no projeto; -Reforçar a capacidade institucional dos governos locais das cidades ucranianas através de uma formação abrangente; -Desenvolver estratégias de gestão de resíduos baseadas nos princípios “Zero Resíduos” para os quatro municípios ucranianos, a fim de garantir um planeamento a longo prazo; -Implementar projetos-piloto de infraestruturas em quatro cidades ucranianas que contribuam para o desenvolvimento de um sistema sustentável de gestão de resíduos nos municípios e que possam ser ampliados e reproduzidos por outras cidades ucranianas.

O consórcio do projeto combina os conhecimentos práticos e a experiência dos municípios europeus com as competências das instituições de investigação e das ONG para garantir que os objetivos do projeto são alcançados.

Os resultados do projeto serão o desenvolvimento de estratégias de gestão de resíduos para quatro cidades ucranianas, comunidades com capacidade institucional para as implementar, o lançamento de projetos-piloto de infraestruturas e o estabelecimento de cooperação entre as cidades participantes ucranianas e europeias.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73