Laboratório de Ação Cívica organiza debate sobre os desafios da democracia
No próximo dia 24 de janeiro, vai realizar-se o debate "Democracia hoje: desafios, riscos e participação", promovido pelo Laboratório de Ação Cívica (LAC), na Escola Secundária Francisco de Holanda. O evento vai contar com a participação da historiadora e comentadora política Raquel Varela, do jornalista Miguel Carvalho e com a moderação da jornalista Natália Faria. Espera-se ainda que o agitador cultural Carlos Mesquita marque presença no encontro. O primeiro debate do LAC vai iniciar-se às 16h30 e a entrada é gratuita.
Em comunicado, o LAC admite querer “criar no território de Guimarães dinâmicas que procuram debater, refletir, aprender e agir através de uma democracia ativa e participativa em prol do bem comum”. O laboratório tenciona centrar-se nas áreas da habitação e mobilidade, educação e juventude, ação social e emprego, saúde e desporto, cultura e arte, ambiente, das finanças e economia.
“Com o primeiro evento público já anunciado e com várias reuniões de trabalho realizadas em diversos pontos do concelho, o LAC pretende também ir de encontro à população com "Pontos de Escuta", onde os cidadãos poderão apresentar problemas e soluções que possam melhorar as suas vidas e a sociedade em geral”, refere o laboratório, em comunicado.
Nas próximas semanas, o LAC vai ainda anunciar os primeiros locais dos "Pontos de Escuta" em freguesias periféricas do concelho de Guimarães.
