skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
22 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

UMinho apresenta maquetes de obras de Le Corbusier

Redação
Cultura \ quarta-feira, janeiro 04, 2023
© Direitos reservados
Cerca de 150 maquetes das obras do arquiteto franco-suíço, expoente da arquitetura racionalista do século XX e autor de 17 edifícios Património Mundial, estão visíveis no campus de Azurém.

A Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho, no campus de Azurém, em Guimarães, recebe de 4 a 25 de janeiro a exposição “LC150+”, com cerca de 150 maquetes de obras do conceituado arquiteto Le Corbusier, provenientes da coleção do estúdio RT+Q Architects, em Singapura.

As maquetes foram desenvolvidas nos últimos anos por estagiários do RT+Q, que dedicam a sua primeira semana de trabalho a construir uma maquete de um projeto de Le Corbusier. A exposição tem entrada livre e está em itinerância pela Europa, com apoio da Fondation Le Corbusier e da Alliance Française Singapour.

Le Corbusier é o pseudónimo do arquiteto, urbanista, escultor e pintor franco-suíço Charles-Edouard Jeanneret-Gris (1887-1965), que fundou o movimento purista e foi um expoente da arquitetura racionalista. A UNESCO reconheceu 17 edifícios seus na lista do Património da Humanidade, como o Complexo do Capitólio (Chandigarh, Índia), o Museu Nacional de Arte Ocidental (Tóquio, Japão), a Casa Curutchet (La Plata, Argentina) e a Cidade Radiosa (Marselha, França).

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73