skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Legislativas: Ricardo Araújo é número dois da AD pelo círculo de Braga

Redação
Política \ terça-feira, janeiro 16, 2024
© Direitos reservados
Vereador foi o primeiro nome indicado pela concelhia. Emídio Guerreiro está ainda em lugar potencialmente elegível para voltar à Assembleia da República. André Coelho Lima está de fora.

A Comissão Política Concelhia do PSD de Guimarães conta com dois militantes em lugares potencialmente elegíveis para a Assembleia da República (AR), na lista da Aliança Democrática (AD) pelo círculo de Braga para as Eleições Legislativas de 10 de março: o presidente da concelhia, Ricardo Araújo, e o ex-deputado e secretário de Estado do Desporto, Emídio Guerreiro.

Ricardo Araújo ocupa o lugar número dois, logo atrás do cabeça de lista Hugo Soares, após ter sido indicado como o primeiro nome da concelhia de Guimarães às Legislativas. A decisão, tomada em dezembro, esteve envolta em polémica, com o então vice-presidente da concelhia, Hugo Ribeiro, a demitir-se do cargo dias depois.

No órgão, havia uma fação que defendia a indicação de André Coelho Lima como o nome de Guimarães à lista, mas a concelhia optou por Ricardo Araújo, vereador e já anunciado candidato à Câmara Municipal de Guimarães em 2025. Um dos principais nomes sociais-democratas durante a liderança de Rui Rio, André Coelho Lima fora eleito para a AR em 2019 e em 2022 como cabeça de lista pelo círculo de Braga; o vimaranense só poderá voltar ao parlamento na próxima legislatura se for candidato por outro círculo.

A lista do círculo de Braga assinala o potencial regresso de Emídio Guerreiro à Assembleia República: o ex-deputado e secretário de Estado do Desporto entre 2013 e 2015 ocupa o lugar número cinco na lista da AD, que reúne ainda o CDS-PP e o PPM. O contingente vimaranense conta ainda com Ana Teixeira, no 18.º lugar.

Nas Legislativas de 2022, só o PSD, que então se candidatou sozinho, elegeu oito deputados pelo distrito de Braga, após reunir 34,08% dos votos nesse território, a segunda maior percentagem, atrás do PS, que atingiu os 42,07% - nove deputados.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: