skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
21 novembro 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Lembra-se das gaitas de palha? Nesta oficina vamos aprender a fazê-las

Redação
Cultura \ terça-feira, fevereiro 15, 2022
© Direitos reservados
Na Casa da Memória, no domingo, os participantes aprenderão a produzir e a fazer soar gaitas de palha e assobios feitos com paus, ervas, bugalhas e sementes (bolotas, amêndoas e avelãs).

A Casa da Memória lança o desafia: e se passássemos uma manhã a construir instrumentos musicais? Os interessados têm hora e lugar para pôr mãos à obra: domingo de manhã (20 de fevereiro), a partir das 11h00. Partindo da brochura “Para Conhecer e Fazer Instrumentos Musicais Singelos: Aerofones de Palheta” editada pela associação PédeXumbo, nesta oficina sob a orientação de Napoleão Ribeiro, os participantes aprenderão a produzir e a fazer soar gaitas de palha e assobios feitos com paus, ervas, bugalhas e sementes (bolotas, amêndoas e avelãs), perpetuando assim um saber fazer que é, em muitos casos, tão ancestral quanto a humanidade.

"A confeção de instrumentos musicais efémeros fez, até há poucos anos, parte de um quotidiano intrinsecamente ligado à natureza. Os diferentes aerofones efémeros de palheta e de aresta foram, ao longo dos séculos, maioritariamente criados e usados por crianças, como brinquedos ou chamarizes para pássaros. Construídos a partir de materiais pouco duráveis, tratam-se de instrumentos que, no mundo contemporâneo e cada vez mais urbano, foram caindo no esquecimento, sobrevivendo, em muitos casos, apenas como recordações de infância dos mais velhos", explica a organização em comunicado.

Organizada pela Educação e Mediação Cultural d’A Oficina, destinada a famílias e crianças a partir dos 6 anos de idades, esta oficina é de participação limitada e tem um custo de 2,00 euros mediante inscrição prévia através do e-mail mediacaocultural@aoficina.pt ou do tlf. 253424716.

Artigos relacionados

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #83