skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Álvaro Pacheco pronto para dérbi "difícil", em que o pormenor vai decidir”

Tiago Mendes Dias
Desporto \ sexta-feira, janeiro 05, 2024
© Direitos reservados
Para o treinador, os vitorianos têm de dominar “todos os momentos do jogo” e de aproveitar os espaços para darem sequência à filosofia de serem “campeões todos os dias” no eterno clássico do Minho.

A filosofia para o que resta da época 2023/24 está bem definida e norteia a preparação de mais um dérbi entre Vitória e Sp. Braga, o 129.º a contar para o escalão maior do futebol nacional, marcado para as 20h30 de sábado, na Pedreira. “O Braga assumiu que lutava pelo título. Somos candidatos a ganhar os próximos três pontos. Criamos uma filosofia de ser campeões todos os dias. Queremos conquistar três pontos e ser ‘campeões’”, vincou Álvaro Pacheco, depois de questionado sobre a eventual ambição do título nacional no lado bracarense e da ambição de o Vitória carimbar o terceiro apuramento consecutivo para as provas da UEFA.

Com as equipas separadas por três pontos na antecâmara da 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic – os arsenalistas são quartos, com 32, e os vitorianos quintos, com 29 -, o técnico de 52 anos pede aos seus jogadores “um espírito de conquista muito grande” para explorarem as debilidades bracarenses e arrecadarem os três pontos, num embate que espera difícil. “Sabemos da importância do jogo. É um jogo especial para a região do Minho. Queremos ser Vitória, com uma vontade muito grande de conquistar so três pontos. Vai ser um jogo difícil em que o pormenor vai decidir. Temos de ter o espírito que nos caracteriza”, reiterou.

O técnico felgueirense crê mesmo que o Vitória tem de se focar no seu crescimento e apresentar um “nível elevadíssimo” para contrariar as armas da formação treinada por Artur Jorge, que apresenta o melhor ataque do campeonato, com 39 golos, mas também uma defesa mais batida que a vitoriana – 22 contra 17.

“Temos de ser capazes de dominar os momentos. Temos de ser uma equipa compacta sem bola e de chegar o mais rapidamente possível à área adversária. Quando não temos espaços, temos de ser capazes de os criar. Não podemos deixar que a emotividade nos tire o discernimento de olhar para o jogo, ver onde existem espaços, aproveitá-los e ser capazes de fazer golos. Queremos os três pontos e temos de fazer isso para os conquistar”, perspetivou.

O técnico de 52 anos mostrou-se ainda grato ao guarda-redes Bruno Varela pela permanência no clube, após ter rejeitado a convocatória para a Taça das Nações Africanas pela seleção de Cabo Verde, por entender que seria injusto retirar o lugar aos guarda-redes que cumpriram a qualificação para a fase final.

“Foi uma decisão só dele. Isso mostra o caráter dele. É um ser humano fantástico. Fiquei contente por nos ajudar nesta caminhada rumo aos nossos objetivos. É uma peça muito importante, não só por ser capitão, mas pelo que representa dentro do balneário”, realçou.

Quanto ao mercado de inverno, Álvaro Pacheco disse estar “em sintonia” com a administração da SAD vitoriana e mostrou-se concentrado em “começar muito bem” 2024, depois de um final de 2023 vitorioso.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: