skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
16 setembro 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Livro Atletas Olímpicos Médicos homenageia Rui Bragança e outros 17 atletas

Redação
Desporto \ quinta-feira, maio 16, 2024
© Direitos reservados
Repartida por livro e por uma exposição, a iniciativa da Ordem dos Médicos e do Comité Olímpico de Portugal visa enaltecer as carreiras duais de atletas de alto rendimento.

Presente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, e em Tóquio, em 2021, Rui Bragança é um dos 18 homenageados no livro Atletas Olímpicos Médicos, elaborado para realçar as carreiras de atletas duais dos atletas de alto rendimento que também apresentam um percurso académico e clínico bem-sucedido.

O lançamento do livro foi acompanhado da abertura de uma exposição nesta quarta‐feira, em Lisboa, numa iniciativa conjunta da Ordem do Médicos e do Comité Olímpico de Portugal. Um mês depois de anunciar o fim da carreira, Rui Bragança vincou que não seria médico “se não fosse o taekwondo”. “Espero estar à altura, trazendo para a medicina tudo o que aprendi no taekwondo”, vincou.

António Silva Martins (Tiro e Atletismo), Mário Quina (Vela), António Gentil Martins (Tiro), Jacques Pena (Tiro), José Gomes Pereira (Natação), Ana Alegria (Natação), Petra Chaves (Natação), Ana Francisco (Natação), Ana Rente (Ginástica), João Araújo (Natação), Ana Moura (Badminton), Arnaldo Abrantes (Atletismo), Marta Onofre (Atletismo), Irina Rodrigues (Atletismo), Francisco Belo (Atletismo), Francisca Laia (Canoagem) e Joaquim Ramada são os outros atletas olímpicos médicos retratados na obra assinada por Sofia Barrocas, com fotografia de Rodrigo Cabrita.

O secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, reconheceu que o percurso dos atletas-estudantes tem de ser acautelado, tendo anunciado a extensão ao ensino superior das unidades de apoio ao alto rendimento existentes no ensino secundário. “Estamos no ‘piloto’ e tudo faremos para que seja um sucesso. Queremos aproveitar para acompanhar, com a Ordem dos Médicos e o Comité Olímpico a implantação deste ‘piloto’”, referiu.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73