skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Livro de malogrado vimaranense sobre cinema apresentado na SMS

Redação
Cultura \ segunda-feira, novembro 07, 2022
© Direitos reservados
Intitulada “O cinema: uma estética crua”, a obra de João Paulo de Oliveira Cruz Mendes é uma tese de doutoramento que não pôde defender, face à sua morte, em 2007. Sessão marcada para as 18h00.

O cinema assalta essencialmente os olhos e os ouvidos através da tela, mas também pode ser conversado. É o que se espera que aconteça a partir das 18h00 de quinta-feira, na Sociedade Martins Sarmento, quando o jornalista Vítor Moura apresentar O cinema: uma estética crua, livro do malogrado vimaranense João Paulo de Oliveira Cruz Mendes.

A obra corresponde à tese de doutoramento que o investigador nascido em 1968 se preparava para defender na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, antes de uma doença o vitimar em 2007.

Antes, João Paulo de Oliveira Cruz Mendes estudou Filosofia e Cinema na Universidade Nova de Lisboa, na Universidade Católica do Porto, na Universidad de Valladolid e na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde concluiu o mestrado com a tese O Cinema de Tarkovski:  Apresentação da Realidade e Infinito Ético.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70