skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
13 junho 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Lixo orgânico: “revolução” começa segunda-feira. Já há 200 contentores

Redação
Ambiente \ quinta-feira, fevereiro 02, 2023
© Direitos reservados
Novo processo de recolha de lixo orgânico inicia-se na próxima semana em nove freguesias. População pode levantar o seu contentor de forma gratuita.

Na próxima segunda-feira, 6 de fevereiro, inicia-se um novo processo de recolhe de lixo orgânico em Guimarães, operacionalizado pela empresa municipal Vitrus Ambiente. Uma “revolução”, introduz a Vitrus, que está a proceder à instalação de mais de duas centenas de contentores pelo concelho.

Numa primeira fase a recolha de lixo orgânico porta-aporta inicia-se por nove freguesias do concelho, nomeadamente: freguesias da Cidade (Oliveira, S. Paio e S. Sebastião), Azurém, Caldelas, Costa, Creixomil, Fermentões, Mesão Frio, Ponte e Urgezes.

A população das freguesias abrangidas nesta primeira fase da recolha de orgânicos já pode adquirir o contentor gratuito, devendo apresentar a fatura de resíduos/Vimágua, nos seguintes locais: Junta de Freguesia (conforme o horário); Laboratório da Paisagem (todos os dias das 08:00 às 21:00) e Parque da Mumadona (de 2ª feira a Sábado).

No contentor orgânico poderá colocar os seguintes resíduos: restos de comida, vegetais, frutas, sopa, pão, bolos, carne, peixe, laticínios, cascas de marisco, cascas de ovos, sacos de chá, palitos, guardanapos, plantas, folhas, cabelo e unhas ou objetos compostáveis.

Esta revolução no processo de recolha implica um reforço de viaturas e recursos humanos assumidos pela Vitrus Ambiente, numa operação que pretende chegar a cerca de 55 mil habitantes do concelho.

O objetivo da alteração deste processo passa por garantir o reaproveitamento do lixo orgânico para a criação de composto que serve como um fertilizante natural. Este processo está a ser realizado em articulação com o Município de Guimarães e Laboratório da Paisagem.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73