skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
21 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Morreu Luís Lobo Xavier, ex-presidente da Ordem dos Advogados em Guimarães

Redação
Sociedade \ segunda-feira, dezembro 11, 2023
© Direitos reservados
Corresponsável pela criação do Gabinete de Consulta Jurídica Gratuita de Guimarães, o terceiro do país, em 1991, o advogado morreu esta segunda-feira, aos 87 anos.

Dirigente da Delegação da Ordem dos Advogados de Guimarães por 24 anos consecutivos, vários a presidente, e protagonista da criação do Gabinete de Consulta Jurídica Gratuita de Guimarães em 1991, Luís Filipe da Gama Lobo Xavier morreu esta segunda-feira, aos 87 anos, informou a sociedade profissional de advogados à qual estava associado, a Gama Lobo Xavier, Luís Teixeira e Melo e Associados - Sociedade de Advogados.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Luís Lobo Xavier foi também subdelegado do Procurador-Geral da República em Braga e delegado do Ministério Público nos Tribunais do Trabalho de Vila Real, Aveiro e Guimarães.

Nascido em 10 de março de 1936, em São João do Souto, Braga, no seio de uma família de juristas, Luís Lobo Xavier distinguiu-se pela criação do terceiro Gabinete de Consulta Jurídica em Guimarães, a par do então ministro da Justiça, Laborinho Lúcio, e da Câmara Municipal de Guimarães, e foi o seu primeiro diretor.

O advogado estava a exercer o cargo de Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Jurídica de Braga, depois de ter sido primeiro-secretário desse órgão social por 14 anos.

Antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Vizela por mais de 20 anos, Luís Lobo Xavier foi ainda distinguido por relevantes serviços prestados à Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar e colaborou na Revista de Direito e Estudos Sociais, bem como no suplemento económico do Público.

O velório realiza-se no imóvel correspondente ao número 129 da rua Ferreira de Castro, no centro de Guimarães, e o funeral realiza-se na terça-feira, a partir das 14h00, na Igreja de São Francisco.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73