skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
13 fevereiro 2026
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Luís Pinto: “A margem é menor. Isso é matemática”

Redação
Desporto \ sexta-feira, fevereiro 13, 2026
© Direitos reservados
Face à distância de nove pontos para o quinto lugar, treinador do Vitória SC admite que margem de erro é cada vez menor. Contra o Estrela, quer ver a equipa “faminta por competição”.

O desaire em Arouca, com uma amarga cambalhota no marcador, de 2-0 para 3-2, deixou o Vitória SC em posição ainda mais difícil para atingir o objetivo definido para a edição 2025/26 da Liga Portugal Betclic: um dos cinco primeiros lugares.

Nono classificado, com 28 pontos, o conjunto de Guimarães está a nove do Gil Vicente, quinto classificado. Luís Pinto admite, sem rodeios, que a margem de erro na antecâmara da 22.ª jornada, na qual os vitorianos recebem o Estrela da Amadora, é cada vez menor. “Isso é matemática. É olhar para o calendário, quantos jogos estão em disputa, qual a diferença de pontos para os lugares pretendidos. Claro que sim. A margem é menor”, disse, na antevisão ao duelo marcado para sábado, às 18h00, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

A receita para o duelo com os tricolores exige consistência e “foco muito grande” em competir, acrescenta. “Tem de haver foco muito grande em competirmos, que fazemos isso por nós, enquanto pessoas e enquanto representantes de um clube como o Vitória. Só o facto de estarmos num clube como o Vitória tem de fazer de nós pessoas famintas por competição. Competir é a essência do futebol e do desporto. Num clube como o Vitória, isso ainda tem de estar mais presente”, acrescenta.

Alerta para os jogadores interessantes de que o Estrela da Amadora dispõe e para o “trabalho fantástico” desenvolvido pelo treinador João Nuno, Luís Pinto defendeu a qualidade dos seus jogadores, mas exigiu competitividade em todos os momentos, “a ganhar, a perder, com as equipas empatadas, com boa vantagem”.

O técnico revelou ainda que o lateral esquerdo João Mendes e o avançado Ndoye estão aptos, enquanto Gonçalo Nogueira continua ausente, na sequência da amigdalite que o afastou dos jogos com Moreirense e Arouca.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #131 - O BRT e três projetos interrompidos pelo executivo de Ricardo Araújo