skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 dezembro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Luís Pinto: “Capacidade de estarmos ligados ao jogo será muito importante”

Redação
Desporto \ sábado, dezembro 27, 2025
© Direitos reservados
À espera de uma reação à derrota pesada com o Sporting, o treinador do Vitória SC quer personalidade e proatividade frente ao Casa Pia. Elogiou ainda Thiago Balieiro e recusou comentar Opara.

A goleada a que o Vitória SC foi sujeito na terça-feira, na receção ao Sporting (4-1), na antecâmara do Natal, obriga a uma reação no último jogo do ano civil de 2026. Para Luís Pinto, a equipa tem de demonstrar personalidade, entrega e proatividade para contornar o “momento menos feliz” vivido no Estádio D. Afonso Henriques, ao visitar o Estádio Municipal de Rio Maior, um recinto com “particularidades a nível de ambiente”, para defrontar o Casa Pia, adversário que, na ronda anterior, conquistou uma vitória contra um adversário direto na cauda da tabela, o Tondela (2-1).

“Espero um adversário a tentar disputar o jogo de igual para igual, a tentar vencer. Os sinais que deram de algumas alterações no último jogo, não só na estrutura, mas na forma de estar, dão conta dessa postura. Independentemente do que possamos ou não esperar, temos de estar mais focados. A capacidade de estarmos ligados ao jogo será muito importante”, disse, ao projetar o encontro da 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic, marcado para as 15h30 de domingo.

Sem os castigados João Mendes e Nélson Oliveira, bem como os lesionados Óscar Rivas e Gustavo Silva, o timoneiro vitoriano reiterou que o jogo é “uma possibilidade” para elementos menos utilizados num plantel com “um leque de jogadores a potenciar”. Um desses jogadores a potenciar é Thiago Balieiro, central brasileiro, de 22 anos, que se estreou para o campeonato pelo Vitória na receção ao Sporting, com uma exibição merecedora de elogios por parte de Luís Pinto.

“A estreia do Thiago é percebermos que foi um reajustar necessário pela ausência do Óscar, mas é uma estreia fruto de alguém que tem trabalhado muito, que tem visto a equipa B como ‘porta’ para obter os minutos necessários para se estrear na equipa principal. Ele fê-lo de forma fantástica. É estranho dizer isso quando se sofre quatro golos. É um jogador agressivo, rápido e focado. Tem uma margem de progressão muito grande e uma humildade incrível”, descreveu.

Luís Pinto recusou ainda comentar a alegada contratação de Ejike Opara, avançado nigeriano de 20 anos, que alinha nos sérvios do Novi Pazar. “Nesse aspeto, prefiro ‘não abrir o jogo’ sobre o ‘mercado’. É algo que tem de ser feito de forma interna. Enquanto não for oficial, não faço comentários quanto a isso”, disse.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #129 - Plano e Orçamento e o caminho da Guimarães Capital Verde Europeia