skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 outubro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Luís Pinto: “Estamos a conseguir crescer no entendimento do jogo”

Redação
Desporto \ sábado, outubro 25, 2025
© Direitos reservados
Embora reconheça qualidade e um bom início de campeonato ao Famalicão, treinador diz estar mais preocupado com a sua equipa e confirma regresso de Beni Mukendi às opções.

Para o Vitória, o regresso da Primeira Liga dá-se este domingo, com o respaldo de duas vitórias consecutivas, num recinto onde até tem sido feliz – desde que o Famalicão voltou à elite do futebol luso, na época 2019/20, a equipa preta e branca triunfou na cidade vizinha por quatro ocasiões, tendo ainda somado um empate, na época passada (0-0), e uma derrota.

Na véspera do encontro da nona jornada, marcado para as 15h30, Luís Pinto assume, sem rodeios, que o plantel quer “prolongar o bom momento”, até pela “leveza maior” que os resultados positivos conferem ao dia-a-dia. O timoneiro acredita na terceira vitória consecutiva se os seus jogadores se apresentarem “muito sérios, focados e conscientes”, numa fase da época em que vislumbra a crescente ligação entre eles.

“Sinto que estamos a conseguir crescer no entendimento do jogo e da nossa forma de jogar. As respostas têm sido importantes, isso faz com que consigamos ter um leque maior de opções e uma capacidade diferente para podermos interpretar e escolher jogadores mediante aquilo em que acreditamos que irá ser o jogo”, realçou, na conferência de antevisão ao desafio.

Ciente da qualidade e do bom início de campeonato da formação treinada por Hugo Oliveira, sexta da tabela, com 13 pontos, mais dois do que os vitorianos, no sétimo lugar, Luís Pinto avisa que os seus pupilos correm o risco de se tornarem “menos fortes” se estiverem “muito preocupados com o que acontece fora de casa”. “Não me interessa estar a fazer juízos de valor do que possa estar a acontecer do outro lado. Interessa-me olhar para nós”, reiterou.

O técnico confirmou ainda que o médio Beni Mukendi está de regresso às opções, após ter voltado combalido dos compromissos com a seleção de Angola e falhado a visita ao União de Lamas para a Taça de Portugal, da qual a equipa da cidade berço saiu vitoriosa, assegurando a quarta eliminatória da prova rainha. Outro dos elementos do setor intermediário, Gonçalo Nogueira, permanece indisponível, por lesão.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: Guimarães em Debate #125