skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
16 dezembro 2025
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Luís Pinto: “Tem de haver um respeito muito grande pelo plano para o jogo”

Redação
Desporto \ terça-feira, dezembro 16, 2025
© Direitos reservados
O treinador perspetiva um “jogo muito diferente” da goleada aplicada ao AVS há três semanas e vinca que o plantel trabalhou para colmatar a ausência de Beni Mukendi.

Os jogadores do Vitória SC têm de ser “muito fortes nos duelos defensivos”, “muito rigorosos” e “muito disponíveis do ponto de vista mental” para estarem mais perto de derrotar novamente o AVS e seguirem em frente na Taça de Portugal, rumo aos quartos de final, avisa Luís Pinto. O treinador realça que o encontro dos oitavos de final da prova rainha, marcado para as 20h00 de quarta-feira, no Estádio D. Afonso Henriques, será “muito diferente” daquele em que a equipa preta e branca goleou a formação de Vila das Aves por 4-0, em 28 de novembro, para o campeonato.

“Cada jogo tem a sua história, cada competição tem a sua história. Pode ser um jogo muito diferente. (…) O Vitória vai querer vencer para continuar na competição. Tem de haver um respeito muito grande pelo plano para o jogo, pelo que tem sido feito dentro de campo. Queremos encontrar os melhores caminhos e retirar os melhores caminhos que o AVS tem”, realça o treinador do Vitória SC, na antevisão ao desafio.

Sem se alongar acerca da postura que a equipa de João Pedro Sousa vai exibir em Guimarães, Luís Pinto considerou que “haverá respeito mútuo entre equipas”, sem esclarecer se está à espera de um jogo aberto desde o primeiro minuto ou de um encontro com poucos riscos de parte a parte. O treinador vitoriano salientou, porém, que o AVS apresentou 60 minutos “muito interessantes” com o Rio Ave e 30 com o Sporting, nas duas partidas anteriores, que perdeu. “Vai ser uma equipa que nos vai querer dificultar a tarefa e ganhar confiança”, refere.

Sem adiantar se vai promover uma rotação elevada do onze, face ao crescente volume de jogos no mês de dezembro, Luís Pinto vai pelo menos ter de mexer no meio-campo, face à partida de Beni Mukendi, para se juntar à seleção de Angola, que vai disputar a Taça das Nações Africanas. O técnico prefere-se focar nas coisas que os jogadores que ficam podem acrescentar.

“É um jogador diferente, mas os jogadores que temos acabam por dar coisas diferentes à equipa. Temos de nos focar naquilo que os que estão mais acrescentam e não naquilo que se perde. A equipa vai ficar mais forte nalgumas coisas. É uma ausência que já sabíamos de antemão. Vamos preparar esta mudança de forma natural”, descreveu.

Questionado ainda sobre possíveis transferências no mercado de janeiro, Luís Pinto respondeu que esse tema cabe à administração da SAD, sendo tratado “dentro de portas”.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: #129 - Plano e Orçamento e o caminho da Guimarães Capital Verde Europeia