skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Luís Soares é o novo presidente dos Bombeiros Voluntários das Taipas

Redação
Sociedade \ domingo, dezembro 04, 2022
© Direitos reservados
O também presidente da Junta de Freguesia de Caldelas encabeçou a lista única às eleições de sábado e sucede a Manuel Castro, após recolher 124 dos 142 votos contabilizados.

À frente da única lista apresentada às eleições para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas (AHBVCT), Luís Soares é o novo presidente da instituição fundada em 1887.

Presidente da Junta de Freguesia de Caldelas e deputado à Assembleia da República, o candidato recolheu 124 dos 142 votos contabilizados no ato deste sábado (87,3% do total), tendo-se registado ainda 16 votos brancos e dois nulos.

O ato eleitoral para uma associação em que o universo de sócios ronda os 5.700 decorreu de "forma tranquila", adiantou ao Reflexo o responsável pela condução da assembleia geral eleitoral, José Luís Oliveira.

Além de Luís Soares, a nova direção da AHBVCT é constituída por Ernesto Soares, bombeiro da instituição desde 1973 e várias vezes comandante em regime de substituição, por Américo Freitas, por António Joaquim Oliveira, por Cristina Marques, por Miguel Sousa e por Ângela Silva.

José Luís Oliveira assume a presidência da mesa da assembleia geral, tendo a seu lado Porfírio Martinho, Raquel Castro Salgueiro e Dionísio Ribeiro. Domingos Marques preside ao conselho fiscal, num órgão que inclui ainda Eduardo Silva e Ana Sofia Teixeira.

As eleições consagraram uma nova direção após consumada a demissão do elenco liderado por Manuel Castro, a 15 de setembro, na sequência de protestos do Corpo Ativo dos AHBVCT. Na apresentação da sua candidatura, a 24 de outubro, Luís Soares prometeu criar condições para se “refletir, conversar e depois caminhar” rumo a uma situação melhor.

"Se os associados entenderam que sou a pessoa capaz de levar avante o projeto, gostaria de ter daqui a três anos a experiência destes presidentes e deixar a instituição melhor do que a encontrei", disse então.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: