Mónica Silva e Rui Oliveira triunfam no 2.º Cross dos Conquistadores
A segunda edição do Cross dos Conquistadores, realizada a 1 de novembro no Parque da Cidade Desportiva, reuniu mais de 300 inscritos e cerca de 200 atletas que concluíram as provas, a maioria nas categorias jovens. O evento contou com quase um milhar de pessoas ao longo da tarde, especialmente nas corridas mais jovens.
A atleta vimaranense Mónica Silva voltou a vencer em casa no 2.º Cross dos Conquistadores, repetindo o feito do ano anterior. De acordo com a organização, "a atleta atravessa um excelente momento de forma e continua a somar vitórias nas provas em que participa".
Na prova masculina, a vitória foi para Rui Oliveira, que triunfou numa chegada emocionante ao sprint, superando Miguel Vieira, atleta do Vitória Sport Clube, que procurou manter o troféu de primeiro lugar em Guimarães.
João Paulo Alves, coordenador da organização, destacou o sucesso da prova e o seu impacto no atletismo local: "Temos no Parque da Cidade Desportiva e na Pista Gémeos Castro condições excecionais para a realização de provas de corta-mato, como se voltou a comprovar nesta 2.ª edição. Tivemos aqui presentes na assistência referências do atletismo nacional como Ricardo Ribas, Dulce Félix, Salomé Rocha e Manuel Mendes. No atletismo, o corta-mato é muitas vezes a porta de entrada na modalidade, queremos que esta prova no Berço seja também o berço de futuros campeões."
O responsável acrescentou ainda que a organização premiou todos os participantes com medalhas e entregou troféus em todos os escalões.
"Mais do que uma competição, queremos criar uma ligação com os jovens e investir no futuro do atletismo e do desporto - um futuro que promove saúde física e mental. Para o ano cá estaremos novamente, será a 3.ª edição e queremos chegar à 30.ª. No ano passado disse que onde não há tradição existe a oportunidade de a criar. Esta tradição foi iniciada com sucesso - e agora queremos consolidá-la.", sublinhou.
Já o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, Alberto Martins, destacou, naquele que foi o seu primeiro ato oficial no cargo, que "este tipo de eventos tem uma importância enorme para a dinamização do desporto no concelho, e não posso deixar de enaltecer o papel do atletismo, modalidade que mais medalhas olímpicas deu a Portugal e onde Guimarães tem também uma forte tradição."
O vereador lembrou ainda os nomes maiores do atletismo vimaranense: "Guimarães é terra de nomes grandes do atletismo nacional e internacional como os Gémeos Castro, Aurora Cunha, Dulce Félix ou Manuel Mendes, e é fundamental dar continuidade a este legado. Que o Cross dos Conquistadores continue a crescer e a afirmar-se como uma referência na nossa cidade."
Durante o evento, foi prestada homenagem pela organização ao Município de Guimarães, na pessoa do vereador Alberto Martins, aos Bombeiros Voluntários de Guimarães, à Associação de Atletismo de Braga e à secção de Atletismo do Vitória Sport Clube.
A prova foi organizada pela Associação de Atletismo de Braga, em parceria com a secção de Atletismo do Vitória Sport Clube, e contou com o apoio do Município de Guimarães, Tempo Livre, Intermarché de Mesão Frio, Decathlon e Serra da Penha. Todos os bens alimentares não consumidos foram doados à Refood.
Vencedores por escalão:
Sub-10: Mafalda Basto e Dinis Magalhães;
Sub-12: Beatriz Freitas e Tiago Silva;
Sub-14: Leonor Ferreira e Dinis Mendes;
Sub-16: Lua Sousa e Hélder Silva;
Sub-18: Carolina Carvalho e Afonso Moreira;
Sub-20: Tamara Dias e Leonardo Oliveira;
Absolutos: Mónica Silva e Rui Oliveira.
Fotografia: @Sérgio Rodrigues Fotografia