Mais de duas mil árvores plantadas em ação de reflorestação
Uma iniciativa de reflorestação decorrida no sábado consubstanciou-se na plantação de 2.122 árvores, a maioria delas na área da Pedra Fina, na vila de São Torcato. Levada a cabo pelo terceiro ano consecutivo, no âmbito do projeto Guimarães Mais Floresta, a ação decorrida no sábado integrou a agenda da Guimarães 26 – Capital Verde Europeia (CVE) e desenrolou-se na sequência de uma parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães, o Laboratório da Paisagem, a empresa Win Win Textiles, sediada em Ponte, a Junta de Freguesia de São Torcato, alunos do Agrupamento de Escolas do Vale de São Torcato e ainda a participação de jogadores de andebol e do futebol de formação do Vitória Sport Clube.
“São iniciativas fundamentais. Em ano de Capital Verde, a importância que Guimarães dá à sustentabilidade e à sensibilização aproxima-nos das pessoas e consubstancia, no terreno, realizações práticas. É uma reflorestação de uma zona afetada pelos incêndios, que é simultaneamente o local onde era extraído o granito para a construção da Basílica de São Torcato”, salientou o vereador municipal com o pelouro do ambiente e antigo presidente da Junta de Freguesia de São Torcato, Alberto Martins.
Já Lars Skou Gøtterup, responsável da Win Win Textiles, destacou a necessidade de ações mais frequentes e participadas para se “acelerar a transição verde”. “Mais eventos como este mostram que é com as mãos na terra que se alteram as coisas. E o tecido empresarial também tem esta responsabilidade social”, referiu.