skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Mapa Verde de Guimarães: há trilhos e natureza secreta para conhecer

Redação
Ambiente \ quinta-feira, julho 28, 2022
© Direitos reservados
Ferramentas para os amantes da natureza dão a conhecer Guimarães para além da vertente histórica e cultural. Um mapa e um site ajudam a conhecer o património verde do concelho.

Conhecer e explorar o património natural de Guimarães é agora mais fácil através do “Mapa Verde” e do “Passo Verde”, utensílios desenvolvidos pelo Laboratório da Paisagem de Guimarães e pelo Turismo de Guimarães.

Um mapa em suporte físico e um site dão acesso a vários locais distribuídos por áreas verdes, atividades na natureza, percursos na natureza, natureza secreta, boas práticas e estabelecimentos Green Key.

“O “Mapa Verde” congrega um conjunto de boas práticas nas áreas da natureza e biodiversidade, áreas verdes e parques de lazer, percursos pedestres, recursos hídricos, mobilidade sustentável, iniciativas de economia circular, mas também assinala todas as árvores de interesse público, experiências a explorar de enoturismo, entre outras atividades que poderá fazer na natureza”, dá conta o município.

Esta ferramenta enquadra-se no âmbito do projeto europeu Greentour e estará disponível nos postos de turismo, e também online, em língua portuguesa, inglesa, francesa e espanhola.

De forma complementar, está também disponível o “Passo Verde”, uma ferramente online com recurso ao vídeo, à fotografia convencional e também à fotografia 360º, em que “o visitante tem acesso a dezenas de locais distribuídos por áreas verdes, atividades na natureza, percursos na natureza, natureza secreta, boas práticas e estabelecimentos Green Key.

“Com estas duas ferramentas pretende-se promover um eficiente uso dos recursos naturais, dando a conhecer o que de melhor há para visitar em Guimarães”, aponta a Câmara Municipal de Guimarães.

Mapa Verde

Passo Verde

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: