skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou o fim do estado de emergência

Bruno José Ferreira
Sociedade \ terça-feira, abril 27, 2021
© Direitos reservados
Ao fim de 15 estados de emergência os dados positivos referentes à pandemia levaram Marcelo Rebelo de Sousa a adotar esta medida.

A partir da meia-noite da próxima sexta-feira Portugal deixa de estar em estado de emergência. O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fez esta terça-feira o anúncio ao país.

Para esta decisão foi preponderante a “descida do número médio de mortos, de internados em enfermaria e cuidados intensivos, assim como a estabilização do número de infetados, ou seja, a incidência da pandemia”, sublinhou Marcelo Rebelo de Sousa.

O país bateu-se com quinze estados de emergência renovados sucessivamente, sendo que com os sinais de melhoria referidos, após ouvir especialistas, partidos com assento na assembleia da República e o governo, o presidente da república decidiu não renovar o estado de emergência.

Apesar da boa-nova e do agradecimento aos portugueses pela postura adotada, Marcelo Rebelo de Sousa não deixou de frisar a necessidade de manter a guarda, dizendo que este “passo baseado na confiança coletiva” pode ter retrocesso.

“Se necessário for não hesitarei em avançar com novo estado de emergência”, atirou, recordando que estamos perante “uma luta de todos”.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: