Legislativas: Mariana Silva volta a ser número quatro da CDU por Lisboa
Tal como em 2019 e em 2022, Mariana Silva é candidata a deputada na Assembleia da República pela CDU nas Eleições Legislativas marcadas para 10 de março. E fá-lo-á a partir da mesma posição dos sufrágios anteriores: a militante do Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) é a número quatro da lista para o círculo de Lisboa.
A lista que inclui a vimaranense de 41 anos é encabeçada por Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP, seguindo-se António Filipe e Cláudia Martins.
Mariana Silva foi eleita por Lisboa em 2019, a par do então secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, de Alma Rivera e de Duarte Alves. Em 2022, a professora falhou a reeleição, já que o número de eleitos da CDU por Lisboa caiu para dois: Jerónimo de Sousa e Alma Rivera.
Previamente deputada na Assembleia Municipal de Guimarães, Mariana Silva candidatou-se à Câmara Municipal de Guimarães nas Eleições Autárquicas de 2021, tendo obtido uma votação de 5,53% e falhado a eleição como vereadora.
No círculo de Braga, Torcato Ribeiro é o mandatário da candidatura encabeçada por Sandra Cardoso, professora de 52 anos e deputada na Assembleia Municipal de Braga. Nas Legislativas de 2022, o vimaranense de 65 anos encabeçou a lista do círculo de Braga, mas falhou a eleição para a Assembleia da República. Vereador da Câmara Municipal de Guimarães entre 2013 e 2017, Torcato Ribeiro é agora deputado na Assembleia Municipal de Guimarães.