Mau tempo provoca derrocada no edifício da futura residência de Santa Luzia
A futura residência universitária de Santa Luzia, em Guimarães, sofreu uma derrocada parcial na madrugada de 16 para 17 de novembro, consequência das condições climatéricas severas que afetaram a região. A informação foi confirmada através de um comunicado conjunto da Universidade do Minho e do Município de Guimarães.
Segundo as entidades, o colapso verificou-se no interior do edifício. Contudo, "houve uma pedra de alvenaria de granito que caiu na rua adjacente", embora sem provocar "danos humanos nem materiais", garantem.
Perante a situação, a Proteção Civil e a Polícia Municipal procederam ao corte da via ao trânsito, medida tomada para assegurar a segurança de quem circula na área. A prioridade, afirmaram, foi "salvaguardar as necessárias condições de segurança".
A Proteção Civil encontra-se agora a trabalhar em articulação com a Universidade do Minho para repor a normalidade. De acordo com o comunicado, estão em curso "as diligências necessárias para repor a normalidade, designadamente garantir as condições de segurança da utilização do arruamento e proceder ao reforço estrutural das fachadas afetadas".
A Universidade do Minho e o Município asseguram ainda que farão tudo para que a intervenção no edifício possa prosseguir. "Envidaremos todos os esforços no sentido de retomar, o quanto antes, os trabalhos de reabilitação deste equipamento fundamental", referem, sublinhando a importância da futura residência universitária para a instituição e para o concelho.