skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Menus de D. Helena Menezes doados ao município: espólio será publicado

Redação
Cultura \ sábado, abril 16, 2022
© Direitos reservados
Possui todos os menus dos banquetes régios oferecidos pelo 1º conde de Margaride, Luís Cardoso Martins da Costa de Macedo, aos sucessivos Reis, que sempre que se hospedaram na sua Casa do Carmo.

A Câmara Municipal de Guimarães assinou um protocolo de doação da coleção de menus de D. Helena Menezes ao município, sendo o referido protocolo assinado por José Couceiro da Costa, representante dos herdeiros, e ainda por Domingos Bragança, presidente da Câmara Muniicpal de Guimarães.

A Coleção de Menus guardados por Dona Helena Maria Corrêa de Barros Cardoso de Macedo e Menezes (1929 -2020), filha, neta e bisneta dos Condes de Margaride, possui elevado valor histórico, patrimonial e arquivístico, pois, além de ser a única a ter todos os Menus dos banquetes régios oferecidos pelo 1º conde de Margaride, Luís Cardoso Martins da Costa de Macedo (1836-1919), aos sucessivos Reis, que sempre que se hospedaram na sua Casa do Carmo, engloba também um importante e interessante conjunto de peças que fielmente situam esta personalidade ímpar de Guimarães no panorama da Corte Portuguesa no último quartel do século XIX.

Na assinatura do protocolo Domingos Bragança vincou que este espólio possui valor nacional, pelo que será reproduzido e publicado. Aliás, este foi uma das condições dos herdeiros para a doação dos menus.

“Esta coleção de menus é um documento que permite conhecer uma das dimensões da história de Guimarães, das suas famílias e de uma vivência muito particular de um segmento da sociedade vimaranense”, disse Domingos Bragança.

Na cerimónia estiveram também presentes Adelina Pinto, Vereadora da Educação, o professor Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, diretor dos Estudos de Património da Universidade católica, e Alexandra Marques, responsável pelo Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. A edição terá a revisão científica do Professor Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, amigo da família e prestigiado académico e intelectual.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70