Mês da Economia de Guimarães terminou com mais de 5 mil participantes
O Município de Guimarães concluiu, no final de outubro, o Mês da Economia de Guimarães, iniciativa que decorreu ao longo de quatro semanas e reuniu mais de 5 mil participantes, 76 oradores e 64 eventos. O objetivo central passou por reforçar o compromisso com uma economia mais sustentável, inovadora e inclusiva.
Na sessão de encerramento, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, reforçou a necessidade de "colaboração das instituições, empresas e, particularmente, dos cidadãos", salientando que "as instituições europeias … devem apoiar as empresas para que sintam que o compromisso para com a sustentabilidade não é um custo, mas sim uma vantagem competitiva".
Ricardo Araújo afirmou ainda que o município tem como objetivo tornar a economia do seu território "cada vez mais forte, diversificada, pujante, dinâmica e que, sobretudo, possa contribuir para que todos consigamos ter melhor qualidade de vida", sublinhando a necessidade de "aprofundar esse compromisso, tornando-o um dos eixos de reforço da nossa competitividade económica".
A conferência de encerramento, intitulada "Economia Verde: Sustentabilidade, Território e Futuro", foi conduzida pelo jornalista da CNN, Cláudio Carvalho, no Teatro Jordão, onde especialistas e empresários como Victória Barroso, Isabel Loureiro, Paulo Calçada, Tim Vieira e Alexandra Leite participaram, debatendo o papel da economia regenerativa no território.
Durante o evento, abordaram-se temas como economia circular, transição digital, marketing industrial, sustentabilidade territorial, inovação e cultura. Entre os destaques estiveram o hackathon sobre "Economia Circular e Regenerativa", o arranque da 3.ª edição do programa de aceleração industrial Set.Up In(dustry), a 2.ª edição do Techstars Startup Week Guimarães, workshops de ativação empresarial, além de mesas-redondas sobre cibersegurança, transição digital e economia verde. No último fim-de-semana de outubro decorreram ainda a iniciativa Arte no Bairro 1128, com dezenas de eventos culturais na área do Bairro Comercial Digital, e a gala solidária Gala Solidária AEMinho 2025, todos com o intuito de promover colaboração entre empresas, startups e instituições locais.
Organizado pela Câmara Municipal de Guimarães, o mês contou com o apoio da Associação Empresarial do Minho (AEMinho) e da Associação Empresarial de Guimarães (AEG), com a colaboração de entidades como o Laboratório da Paisagem, Tecminho e Lameirinho para organizar momentos considerados chave.