skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 julho 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Junta de Mesão Frio quer uma creche na antiga escola de Paçô Vieira

Redação
Sociedade \ terça-feira, novembro 07, 2023
© Direitos reservados
A Câmara Municipal vota, na quinta-feira, a revogação do contrato de comodato de 2014, para fins culturais. A Junta quer que o edifício seja creche e a entidade titular a cooperativa Mais Mesão Frio.

Perante o que considera a “ausência de respostas para a faixa etária dos 0 aos 3 anos”, a Junta de Freguesia de Mesão Frio quer criar uma creche na antiga escola primária de Paçô Vieira e solicitou à Câmara Municipal de Guimarães a cedência do edifício em regime de comodato por um período de 20 anos. O imóvel está, todavia, cedido à Junta de Freguesia, ao abrigo de um contrato de comodato assinado em 11 de julho de 2014, daí o executivo municipal discutir e votar a revogação de um documento válido há nove anos, na reunião quinzenal da próxima quinta-feira.

“Deverá ser revogada a deliberação da Câmara Municipal de 12 de junho de 2014 e consequente contrato de comodato celebrado a 11 de julho de 2014, no que diz respeito à cedência, em regime de comodato, do supraidentificado prédio à Freguesia de Mesão Frio”, lê-se numa das 31 propostas incluídas na agenda da próxima reunião.

Em 2014, a antiga escola foi cedida à Junta para funcionar como espaço de convívio, de desenvolvimento de atividades de cariz cultural, social, recreativo e cívico, bem como de fomento do associativismo e da prática desportiva. A autarquia de Mesão Frio quer agora o edifício cedido à cooperativa Mais Mesão Frio, fundada em janeiro de 2023, com atividade nos ramos cooperativos da solidariedade social, ensino, serviços e cultura, lê-se.

A instituição está a aguardar a equiparação a Instituição Particular de Solidariedade Social por parte da Direção-Geral da Segurança Social e ambiciona obter financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência para avançar com a creche.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73