skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Mesmo “remendado”, Vitória SC faz bom jogo, mas deixa dois pontos no Jamor

Redação
Desporto \ domingo, fevereiro 19, 2023
© Direitos reservados
Com várias baixas, que levaram Moreno usar um sistema tático diferente, o Vitória SC não foi além de um empate sem golos no Casa Pia. Apesar das limitações, vimaranenses deixaram boa imagem.

O Vitória SC empatou sem golos no Jamor na noite deste domingo, com o Casa Pia, não conseguindo criar um fosso para o sexto lugar, ocupado pelo adversário desta noite. Na gíria futebolística, após um empate faz-se contas à soma de um ponto ou à perda de dois. No jogo da jornada 21 o conjunto de Moreno terá deixado dois pontos em Oeiras.

Mesmo “remendado”, com várias baixas e um esquema tático diferente do habitual, o Vitória SC soube agrupar-se como equipa e, num jogo que teve diversas fases, acabou por ser mais equipa durante maiores períodos de tempo, criando mais lances ofensivos. Faltou o golo para dar sequência à série de três triunfos somados nas três últimas jornadas.

Comecemos pelas limitações com que o Vitória SC de apresentou no Jamor. Já se sabia que Ibrahima Bamba e Jota Silva estavam fora das contas, cumprindo um jogo de suspensão. Villanueva também ficou de fora, de vido a problemas físicos, a quem se juntou André Silva à última da hora.

Quatro alterações forçadas comparativamente com o jogo frente ao Portimonense, que obrigaram a que Moreno tivesse de mudar, inclusivamente, de sistema tático. Nelson da Luz e Johnston foram o apoio a Alisson Safira, no meio campo Janvier juntou-se a Dani Silva e Tiago Silva, enquanto que no setor mais recuado Tounkara fez parelha com André Amaro.

Todo este cenário teve implicações no desempenho do Vitória SC. A fala de rotinas foi evidente e os primeiros minutos foram dominados pelo Casa Pia. O evoluir do cronómetro mostrou um Vitória SC a encontrar-se aos poucos, acabando a primeira metade por cima no encontro. Destaque para um remate de Janvier, já no interior da área, a sair não muito distante do alvo, sendo o lance de maior perigo na primeira parte.

Na segunda metade alternaram-se momentos de domínio de ambas as partes, o Vitória SC entrou melhor, mas acabou por perder gás com as substituições, não conseguindo manter a toada. Varela, a exemplo do que tinha feito na primeira parte, susteve um remate perigoso de Clayton, fazendo o Vitória avançar para o terceiro jogo consecutivo sem sofrer golos.

Faltou maior agressividade ofensiva ao conjunto de Moreno, mais clarividência aos homens da frente para conseguir outro resultado. Com este empate o Vitória SC mantém-se no quinto lugar, mantém os dois pontos de avanço para o Casa Pia, ganhando um ponto ao Arouca, que perdeu nesta ronda.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: