skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Miguel Sopas Bandeira assume presidência do Conselho Cultural da UMinho

Redação
Ciência & Tecnologia \ quinta-feira, março 10, 2022
© Direitos reservados
Docente do Instituto de Ciências Sociais, repartido pelos campus de Gualtar e de Azurém, e ex-vereador da Câmara Municipal de Braga toma posse na sexta-feira.

Miguel Sopas Bandeira, do Instituto de Ciências Sociais, vai ser o novo presidente do Conselho Cultural da Universidade do Minho (UMinho), sucedendo no cargo a Helena Sousa, docente associada ao mesmo instituto. A tomada de posse decorre na sexta-feira, a partir das 15h30, no Salão Nobre do Largo do Paço, em Braga. O reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro e o novo presidente do Conselho Cultural irão intervir na sessão.

Docente do Instituto de Ciências Sociais da UMinho, ao qual presidiu entre 2010 e 2013, o novo presidente do Conselho Cultural foi vereador municipal na Câmara Municipal de Braga entre 2013 e 2021, com os pelouros da regeneração urbana, mobilidade, património, ligação às universidades, urbanismo e planeamento urbano, assim como presidente do Conselho de Administração dos Transportes Urbanos de Braga.

Doutorado em Geografia Humana pela UMinho (2002), além de mestre em Geografia Humana pela Universidade de Coimbra (1993) e licenciado em Geografia pela Universidade do Porto (1982), Miguel Bandeira é investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da UMinho, dedicando-se sobretudo ao estudo do planeamento urbano e do património natural e cultural.

À margem do plano académico foi, de 1991 a 2013, presidente e dirigente da ASPA - Associação para a Defesa, Estudo e Divulgação do Património Cultural e Natural. Mais recentemente, Foi ainda membro representante dos corpos diretivos e sociais da BragaHabit, Theatro Circo, Associação “Quadrilátero Urbano”, Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e Centro de Estudos Lusíadas da UMinho. É ainda presidente do Conselho de Administração da Fundação Bracara Augusta.

O Conselho Cultural é o órgão colegial de consulta do Reitor e do Conselho Geral em questões de política cultural da Universidade. Tem como competência, genericamente, a emissão de pareceres sobre a política cultural da Universidade, assegurando a ligação com a comunidade, bem como a coordenação das atividades das unidades culturais. O seu primeiro presidente foi Lúcio Craveiro da Silva, antigo Reitor da UMinho, seguindo-se José Viriato Capela, Ana Gabriela Macedo, Maria Eduarda Keating e Helena Sousa.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: