skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Moinhos: documentário apresentado este sábado em Moreira de Cónegos

Redação
Cultura \ sábado, novembro 12, 2022
© Direitos reservados
Projeto desenvolvido no âmbito do Excentricidade criou uma curta metragem em que é retratada a importância dos moinhos na vila, assim como outros locais emblemáticos.

A sede do Centro Cultural e Recreativo de Moreira de Cónegos é palco, na tarde deste sábado, de uma exibição especial. Vai para o ar, às 17 horas, o documentário Moinhos, uma curta metragem em que se retrata a importância destas estruturas, assim como de outras na freguesia.

Este documentário é o resultado de uma residência artística na vila de Moreira, no âmbito do programa Excentricidade, residência essa dinamizada pela Associação de Narrativa e Teatro de Intervenção.

“Moreira de Cónegos traz consigo o peso da História e é lá que esta curta metragem ganha forma numa freguesia situada na margem direita do Rio Vizela, que remonta às ocupações romanas e foi palco de inúmeras batalhas. O passar do tempo em nada desfavoreceu Moreira de Cónegos, que com a mesma esfuziante energia, progrediu e foi traçando a sua identidade. A curta metragem «Moinhos» procura retratar esta terra viajando pelos seus pontos de interesse turístico e pedagógico, mas sobretudo pelas memórias e vozes do seu povo. Aqui enaltece-se o valor social dos moinhos, da fábrica da Cuca, entre outros pontos de relevo. Discute-se e reflete-se como a comunidade foi vivendo e evoluindo ao longo dos anos. Um olhar carinhoso e saudoso dos seus habitantes pelos seus recantos preferidos”, dá conta o município na apresentação deste projeto.

Esta apresentação integra o programa da 16ª Feira de Artesanato do Centro Cultural Recreativo de Moreira de Cónegos. A entrada é livre, ainda que condicionada à lotação do espaço.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: