skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Montanha que deu a pedra à basílica de São Torcato está a ser reflorestada

Redação
Ambiente \ terça-feira, março 26, 2024
© Direitos reservados
Depois de vários incêndios, a montanha da Pedra Fina está a ser reflorestada após ter ficado árida e com espécies invasoras. Projeto está a ser realizado em parceria com projeto Eco Escolas.

Montanha de onde foi extraída parte substancial do granito com que se ergueu a Basílica de São Torcato, a Pedra Fina está a ser reflorestada naquela vila vimaranense, numa iniciativa que conta com a parceria do projeto Eco Escolas. O projeto requer milhares de árvores, que já estão a ser angariadas através de diversos programas, junto da Câmara Municipal de Guimarães e do Laboratório da Paisagem (outros dos parceiros do projeto), com o intuito de devolver o "pulmão" de outrora a São Torcato e ao concelho de Guimarães. 

“Após vários incêndios que devastaram aquela montanha nas últimas décadas, a área ficou árida, com algumas arvores e espécies invasoras. Esta situação tem causado prejuízos nas zonas mais baixas da vila, devido à incapacidade dos solos em segurar as terras”, lê-se no comunicado da Junta de Freguesia de São Torcato.

O projeto visa devolver a fauna e a flora à montanha, assegurar a estabilização dos solos e permitir a criação de trilhos e de turismo de montanha.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: