skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Sem ativar o “alarme”, Moreno pede tranquilidade na visita ao Bessa

Tiago Mendes Dias
Desporto \ quinta-feira, abril 06, 2023
© Direitos reservados
Convencido de que não há razão para os seus pupilos entrarem “ansiosos”, até pelo que já mostraram durante a época, Moreno confirmou ainda o regresso do Bamba e o conforto de jogar em 3x4x3.

Ao leme de uma equipa sem qualquer vitória nos últimos três confrontos – derrotas com Arouca e Benfica e empate com Paços de Ferreira -, Moreno prefere salientar os cinco triunfos, dois empates e duas derrotas registados na segunda volta e rejeita fazer soar qualquer “alarme”. “As épocas são feitas de ciclos. Essa é uma das aprendizagens ao longo desta época. Não há qualquer tipo de alarme por esses resultados”, sublinha. Por isso, também não vê razões, mesmo com a recente perda do quinto lugar, para os seus atletas repetirem a “ansiedade” do jogo com o Paços frente ao Boavista, em partida da 27.ª jornada da Liga Bwin, marcada para esta sexta-feira, no Bessa.

“Os nossos atletas não têm motivos para estarem ansiosos dentro do campo. Se falharem, o responsável é o treinador. Tenho uma administração que me dá um apoio total e umas condições fantásticas para trabalhar. Eles têm de ir tranquilos para dentro de campo. A tranquilidade vai melhorar a nossa qualidade de jogo”, disse, na antevisão à partida agendada para as 20:30 de sexta-feira, no Porto.

Convencido de que o grupo viveu uma “boa” semana de trabalho, Moreno lembrou que é “difícil” para qualquer equipa jogar no reduto axadrezado, quer pela “tradição” daquele estádio, quer pela “qualidade” da equipa treinada por Petit.

“Além de jogar de forma diferente, acho que este Boavista tem mais qualidade do que noutras épocas. (…) Queremos melhorar a nossa qualidade face aos últimos jogos. É isso que nos faz estar preparados para o jogo de amanhã”, vincou.

O ‘timoneiro’ vitoriano confirmou ainda que o defesa Ibrahima Bamba, até agora utilizado em 22 jogos do campeonato, está de novo apto depois de ter falhado os encontros com Benfica (derrota por 5-1) e Paços, e reconheceu que a circunstância facilita a utilização do sistema tático em que está mais confortável, o 3x4x3.

“A equipa sente-se muito mais confortável num sistema em que jogamos desde o início da época. O Bamba está identificado com a posição e já fez muitos jogos. Mas o que eu gostaria era de ter todos os atletas recuperados. Ainda não é possível, mas estamos mais perto”, referiu.

Moreno enalteceu ainda o comportamento “exemplar” ao longo da época do extremo Rúben Lameiras, que voltou ao relvado na jornada anterior após dois meses sem competir e que deve “jogar muitas mais vezes” nas jornadas que restam.

A propósito da lesão de André Amaro, o técnico defendeu que o mais importante é o defesa “recuperar com calma”. “Estas coisas acontecem aos profissionais de futebol. O futuro do André Amaro não está em risco pela lesão. Está hoje muito melhor do que há um ano. Tem muitos jogos que fazem dele uma certeza. Temos de passar conforto ao miúdo e não nos precipitarmos na recuperação. O André tem de recuperar bem, no tempo certo. Se não puder ir ao Europeu sub-21, não vai. O importante é recuperar com calma”, disse.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: