skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
19 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Moreno: a época é “fantástica”, aconteça o que acontecer no Dragão

Redação
Desporto \ sexta-feira, maio 26, 2023
© Direitos reservados
Treinador promete Vitória a lutar pelos três pontos num jogo em que o empate pode não chegar para o quinto lugar, a classificação almejada. O FC Porto é uma equipa com “entradas fortes”, avisou.

A segunda qualificação consecutiva para a Liga Conferência Europa está assegurada, mas Moreno vinca que ainda “há muita coisa a ganhar” na antecâmara do jogo que encerra a temporada vitoriana: os seus pupilos despedem-se de 2022/23 este sábado, a partir das 18h00, no Estádio do Dragão, frente a um adversário ainda na luta pelo título nacional. O FC Porto vai querer obviamente ganhar, mas o Vitória também, até porque tem um quinto lugar para assegurar. E o empate pode não chegar.

“As entradas do FC Porto são sempre muito fortes, amanhã será ainda mais na tentativa de condicionar o que estará a acontecer no Estádio da Luz. Por estranho que pareça até um empate, que é um grande resultado no Dragão, pode não nos servir em função do que o Arouca conseguir fazer no seu jogo. Por isso, temos de nos focar nas nossas tarefas para acabar bem o campeonato” vincou, na conferência de imprensa de antevisão ao duelo da 34.ª e última jornada da Liga Bwin.

Com a luta pelo quinto lugar ainda em aberto – o Vitória é quinto, com 53 pontos, mas tem o Arouca logo atrás, com 51 -, Moreno assumiu que o encontro de sábado foi preparado com “o mesmo rigor” das jornadas anteriores, ainda que o “plano estratégico” possa “ser diferente em função do adversário” e de um estádio que encerra mais dificuldades que muitos outros. “O FC Porto tem jogadores que procuram muito a profundidade, há detalhes que são importantes. Sempre que a bola sai do campo, o FC Porto tenta-a colocar logo em campo, com o empenho dos apanha bolas. Temos de estar sempre atentos a isso e a outros pormenores”, acrescenta.

Independentemente de a equipa alcançar a quinta posição, a classificação desejada, ou a sexta, fruto da ultrapassagem do Arouca – joga no reduto do Portimonense -, a época só pode ser classificada como “fantástica”, perante o crescimento demonstrado pelos atletas. “Todos estamos de parabéns pela época fantástica que fizemos”, reitera. "Alguém acreditava que isto era possível? É muito isto que me realiza, satisfaz-me muito ver o que éramos há 10 meses, o que eram estes atletas e o crescimento que tiveram. São muitos atletas que tiveram esse crescimento, não foram só os que subiram connosco da equipa B, mas também outros que estavam cá”, acrescenta.

O desempenho da temporada prestes a terminar faz Moreno acreditar num futuro mais risonho para o emblema preto e branco, ainda que não seja possível antecipar as classificações de épocas futuras: “As bases são diferentes das que tínhamos há 10 meses. O clube está melhor preparado para preparar a nova época. Se isso é certeza de que vamos ter melhores resultados, não", projeta.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: