Morreu Manuel Abreu, antigo presidente da associação da Marcha Gualteriana
Referência da Marcha Gualteriana, como obreiro ou como presidente da Associação Artística da Marcha Gualteriana durante vários mandatos, Manuel Abreu morreu esta sexta-feira, aos 83 anos.
Além das décadas a trabalhar para esse número com 115 anos, que encerra cada edição das Gualterianas, Manuel Abreu foi também presidente da Assembleia de Freguesia de Oliveira do Castelo, entre 2001 e 2005, membro dessa mesmo órgão entre 1993 e 2001 e colaborou com grupos de teatro.
O funeral realiza-se este sábado, a partir das 15h00, na Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos – reconhecida popularmente como São Gualter -, e o corpo de Manuel Abreu vai a sepultar no cemitério de Monchique.
A Associação Artística da Marcha Gualteriana realçou, em nota de pesar, que Manuel Abreu “sempre distribuiu motivação e bom ânimo a todos os que desfrutaram da sua presença”.
Já a União de Freguesias de Oliveira do Castelo, São Paio e São Sebastião endereçou “as mais sinceras condolências à sua família e amigos”, reconhecendo “os seus méritos, a sua dedicação a sua intervenção para a valorização de Guimarães”.
Numa nota assinada pelo seu presidente, Domingos Bragança, a Câmara Municipal de Guimarães exprimiu o “profundo pesar” pela morte de Manuel Abreu, tendo vincado que o seu nome é “incontornável na história da Marcha Gualteriana”. “Era uma referência, tendo colaborado estreitamente com a autarquia na organização do cortejo emblemático das Festas Gualterianas”, lê-se.