skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
20 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Morreu Manuel Abreu, antigo presidente da associação da Marcha Gualteriana

Redação
Sociedade \ sábado, janeiro 14, 2023
© Direitos reservados
Antigo obreiro e dirigente associativo, foi também presidente da Assembleia de Freguesia de Oliveira do Castelo. O funeral realiza-se este sábado, às 15h00, e o seu corpo vai a sepultar em Monchique.

Referência da Marcha Gualteriana, como obreiro ou como presidente da Associação Artística da Marcha Gualteriana durante vários mandatos, Manuel Abreu morreu esta sexta-feira, aos 83 anos.

Além das décadas a trabalhar para esse número com 115 anos, que encerra cada edição das Gualterianas, Manuel Abreu foi também presidente da Assembleia de Freguesia de Oliveira do Castelo, entre 2001 e 2005, membro dessa mesmo órgão entre 1993 e 2001 e colaborou com grupos de teatro.

O funeral realiza-se este sábado, a partir das 15h00, na Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos – reconhecida popularmente como São Gualter -, e o corpo de Manuel Abreu vai a sepultar no cemitério de Monchique.

A Associação Artística da Marcha Gualteriana realçou, em nota de pesar, que Manuel Abreu “sempre distribuiu motivação e bom ânimo a todos os que desfrutaram da sua presença”.

Já a União de Freguesias de Oliveira do Castelo, São Paio e São Sebastião endereçou “as mais sinceras condolências à sua família e amigos”, reconhecendo “os seus méritos, a sua dedicação a sua intervenção para a valorização de Guimarães”.

Numa nota assinada pelo seu presidente, Domingos Bragança, a Câmara Municipal de Guimarães exprimiu o “profundo pesar” pela morte de Manuel Abreu, tendo vincado que o seu nome é “incontornável na história da Marcha Gualteriana”. “Era uma referência, tendo colaborado estreitamente com a autarquia na organização do cortejo emblemático das Festas Gualterianas”, lê-se.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: