skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
28 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Morreu Rod Nealy, MVP do Vitória no Troféu António Pratas de 2009/10

Redação
Desporto \ segunda-feira, janeiro 02, 2023
© Direitos reservados
O antigo basquetebolista morreu subitamente aos 42 anos. Vitória manifestou “pesar” pela morte de um jogador que foi o melhor da fase regular da Liga nas duas épocas que passou em Guimarães.

A exibição mais marcante de Rod Nealy enquanto ostentou o símbolo do Vitória SC resume-se a 18 pontos, nove ressaltos, três assistências e duas bolas recuperadas: assinou-a num dos primeiros jogos a preto e branco, embalando os comandados de Fernando Sá para o triunfo sobre o Benfica por 76-69, na final do Troféu António Pratas. Os vitorianos conquistavam assim a prova da Federação Portuguesa de Basquetebol que abria então a temporada. Decisivo na conquista de um dos quatro títulos do Vitória, o norte-americano morreu aos 42 anos, vítima de um acidente vascular cerebral.

O Vitória, entretanto, já lamentou a morte do seu ex-jogador: “O Vitória vem por este meio manifestar o mais profundo pesar pelo falecimento de Roderick Nealy, ex-atleta de basquetebol dos conquistadores. O jogador que passou com grande sucesso no clube vitoriano nas épocas de 2009/2010 e 2017/2018 faleceu aos 42 anos. À família e amigos de Rod Nealy, o Vitória Sport Clube endereça as mais sentidas condolências neste momento difícil”, lê-se no sítio oficial vitoriano.

Nascido a 06 de setembro de 1980, na cidade texana de Houston, a quarta maior dos Estados Unidos, Rod Nealy concluiu o percurso nos campeonatos universitários ao serviço dos Baylor Bears e jogou pela primeira vez na Europa na época 2004/05, ao serviço do Oliver Würzburg (Alemanha).

O extremo-poste representou pela primeira vez o Vitória na época 2009/10; além de decisivo no Troféu António Pratas, foi o jogador mais valioso (MVP) da fase regular da Liga e acabou esse campeonato com médias de 18,8 pontos, 10,2 ressalto e 3,5 assistências. Quarto classificado da fase regular, o Vitória caiu nas meias-finais desse campeonato, perante o Benfica.

Jogador com facilidade em levar a bola até ao cesto, mas também em atirar de longe, Nealy rumou a Angola, para jogar no Petro de Luanda e no 1.º de Agosto, antes de regressar a Guimarães na época 2017/18, novamente para jogar às ordens de Fernando Sá. O Vitória chegou de novo às meias-finais do play-off do campeonato – perdeu então com a Oliveirense -, com Nealy a registar médias de 18,2 pontos e 7,7 ressaltos. Foi de novo MVP no campeonato.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70