skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Morreu Alberto Meireles Graça, autor de vários pregões nas Nicolinas

Redação
Sociedade \ terça-feira, agosto 08, 2023
© Direitos reservados
Ainda com um papel na revitalização das Danças de São Nicolau, na reconstrução da Capela de São Nicolau e em várias associações, o vimaranense nascido em Freamunde morreu aos 86 anos.

Membro de várias associações vimaranenses em vida, opositor ao Estado Novo e membro fundador da Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas, numa das ações levadas a cabo para o reconhecimento da profissão, Alberto Meireles Graça morreu esta segunda-feira, após 86 anos de vida em que se distinguiu pelo trabalho para as Nicolinas, as festas que Guimarães celebra entre 29 de novembro e 07 de dezembro. O funeral realiza-se esta terça-feira, pelas 10h00, na igreja paroquial de Creixomil.

Natural de Freamunde, no concelho de Paços de Ferreira, Alberto Meireles Graça muda-se para Guimarães com o pai, aos sete anos, estuda na Escola de Santa Luzia e, mais tarde, no Liceu de Guimarães – hoje Escola Secundária Martins Sarmento -, onde se depara com o culto dos estudantes a São Nicolau. Esse contacto reflete-se, mais tarde, na reabilitação das Danças de São Nicolau, com o primeiro texto a ser escrito em 1972, na autoria de vários pregões e no esforço para a reconstrução da Capela de São Nicolau na Colegiada da Oliveira, a partir do final da década de 80.

Membro do Gabinete de Imprensa de Guimarães, da Unidade Vimaranense, do Cineclube de Guimarães ou do Lions Clube de Guimarães, Alberto Meireles Graça foi um dos fundadores da Associação dos Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães (AAELG) – conhecida como Velhos Nicolinos -, cuja assembleia-geral presidiu entre 1978 e 1997.

Numa nota de pesar, a AAELG reconheceu a “grande sensação de perda e enorme saudade” face à morte do seu antigo dirigente e enviou as condolências à família enlutada e a todos os seus amigos. A outra associação ligada à celebração – a Associação de Comissões de Festas Nicolinas (ACFN) – publicou uma mensagem no mesmo sentido, vincando que o legado de Alberto Meireles Graça permanecerá “para sempre” num momento de “enorme pesar”.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: