skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Crucial para a CEC entrar nos eixos, João Serra morre aos 73 anos

Tiago Mendes Dias
Cultura \ quarta-feira, abril 19, 2023
© Direitos reservados
O historiador e programador cultural assumiu a presidência da Fundação Cidade de Guimarães em julho de 2011, momento de indefinição de um projeto, no final, reconhecido pela “qualidade artística”.

Um dos rostos mais proeminentes da Capital Europeia da Cultura (CEC) de 2012, João Serra morreu esta quarta-feira, aos 73 anos, confirmou o Jornal de Guimarães. Antigo professor da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha e também do Instituto Politécnico de Leiria, onde era jubilado e titular da cátedra Unesco em Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade, o historiador e programador cultural já se encontrava doente.

João Serra envolveu-se com a organização da CEC enquanto vogal executivo da administração liderada por Cristina Azevedo, que viria a demitir-se de funções a cinco meses do arranque do evento. O presidente da Câmara Municipal de Guimarães à época, António Magalhães, indicou ao então secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, o nome de João Serra para a substituir na presidência da Fundação Cidade de Guimarães (FCG). A nomeação foi confirmada a 28 de julho de 2011, em reunião de Câmara.

A mudança de rumo na FCG, com um conselho de administração formado por Rosa Amora, Paulo Cruz, Fortunato Frederico e Francisca Abreu, a então vereadora municipal da cultura, traduziu-se numa aproximação da organização da CEC à cidade e ao respetivo tecido cultural, o que acabaria por culminar num 2012 marcado pelo “programa diversificado, com um excelente nível de qualidade artística e de pertinência em função do momento em que se vive e dos desafios e exigências que são postas à cultura como um elemento, também, de desenvolvimento e qualificação dos territórios", disse o também programador da área do Conhecimento da CEC entre 2011 e 2013 numa entrevista à Lusa, publicada a 16 de dezembro de 2012.

O antigo consultor, assessor e chefe da Casa Civil do Presidente da República Jorge Sampaio, entre 1996 e 2006 recebeu a Medalha da Cidade em Ouro pela Câmara Municipal de Guimarães em 24 de junho de 2013 e ainda outras condecorações estrangeiras e portuguesas, destacando-se os títulos de Grã-Cruz da Ordem de Cristo e Grande Oficial da Ordem da Liberdade. Recebeu também medalhas de mérito municipal na Caldas de Rainha natal e em Leiria.

Nascido a 22 de abril de 1949, em Carvalhal Benfeito, freguesia das Caldas da Rainha, João Bonifácio Serra foi ainda autor de diversos estudos sobre temas de história política e social portuguesa dos séculos XIX e XX, membro da Comissão de Conteúdos do Museu Nacional da Resistência e Liberdade de Peniche e presidiu ao conselho estratégico da Rede Cultura 2027, entidade responsável pela candidatura de Leiria a CEC, em 2027. Trabalhou ainda em projetos de intervenção cultural em Óbidos, Bombarral e Torres Vedras.

 

* atualizada às 09h00 de 20 de abril

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: