Multiusos acolhe Centro de Vacinação até (pelo menos) dia 19 de dezembro
O Centro de Vacinação de Guimarães vai continuar a funcionar no formato atual até ao dia 19 de dezembro, depois o município espera que o processo passe a ser assegurado pelas unidades de saúde familiar.
A informação foi dada pela vereadora da Saúde, Adelina Paula Pinto, que acrescentou que “se torna complexo” casar aquele que é o desígnio do Multiusos – uma sala de espetáculos e o “desenvolvimento económico inerente” – e a resposta “importante na saúde”. “É este casamento que não é fácil de fazer”, ressalvou.
Com o regresso dos eventos ao Multiusos, há também a questão logística: o espaço transforma-se em sala de espetáculos e, numa questão de horas, é retomado o processo de inoculação. Será assim até dia 19 de dezembro devido ao protocolo celebrado com a Direção-Geral da Saíde (DGS).
“Se for para continuar, se a 3.ª dose se alargar a outros grupos etários, teremos de encontrar outra solução. O ideal era que se voltasse aos centros de saúde, tal como a gripe. Não tem sido essa a ordem dada pela DGS. Até dia 19 é o nosso comprometimento”, vincou a vereadora.
O próximo passo é, segundo Adelina Paula Pinto, é “convencer a DGS que as unidades de saúde devem assumir a vacinação”. Caso isso não aconteça, o município terá “um plano B”, assegurou.
O Centro de Vacinação de Guimarães é gerido localmente pelo ACES do Alto Ave, em parceria com a Câmara Municipal. Neste momento, funciona com cinco “boxes” e funciona entre as 8h00 e as 14h00, de segunda a quinta-feira.