skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
18 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Município assinala Dia da Criança com muitas ideias à mistura

Carolina Pereira
Educação \ terça-feira, junho 01, 2021
© Direitos reservados
A mente das crianças fervilham de ideias. Em diálogos virtuais com Domingos Bragança e Vereadores do Executivo, crianças das escolas de Guimarães puderam partilhar contributos para o território.

Durante a manhã deste 1 de junho, Dia Mundial da Criança, o Município e Guimarães avançou com a iniciativa em formato online onde se destaca uma ampla sessão de diálogos entre as crianças do 3º e 4º anos dos agrupamentos de escolas do concelho com o Presidente da Câmara, Domingos Bragança, e ainda com Vereadores do Executivo, em salas virtuais.

Nesses diálogos foi possível a troca de sugestões, opiniões e ideias da parte das crianças vimaranenses acerca daquilo que sentem falta nas escolas e no seu quotidiano, para com os vereadores.

A Vereadora da Cultura e da Educação, Adelina Pinto, salienta a importância deste tipo de interação que funciona como um “eixo estruturante para trabalhar melhor a cidade nas diversas áreas", seja a nível de educação, como desporto, meio ambiente e social.

O Municipio de Guimarães apresentou, ainda, a nova plataforma digital, designada “Dar Voz à Tua Voz”, que visa continuar a recolher sugestões e contributos dos mais jovens com idades até aos 18 anos, para que depois se possa implementar no território.

No final da reunião webinar, apresentou-se outra plataforma digital do Plano de Ação Local do programa “Guimarães Cidade Amiga das Crianças”.

Este dia contempla ainda dois workshops, organizados pelo Laboratório da Paisagem, com os temas “Hotéis e armadilhas para insetos” e “Adubo feito de lixo”, a decorrer em formato online através da plataforma Zoom. Os interessados devem proceder à inscrição no e-mail geral@labpaisagem.pt

Às 18 horas realiza-se ainda um webinar, promovido pelo Laboratório ProChild Colab sob o tema “O Direito das Crianças e pós-pandemia”, com as participações de Marta Santos Pais (CIPM/ONU/Porchild Colab), Manuel Sarmento (UMinho) e Isabel Soares (UMinho/ProchildColab). A inscrição é obrigatório e deve ser feita aqui. 

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73