skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
26 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Município avança com a 2.ª fase da Ecovia: 24 kms urbanos cicláveis

Redação
Sociedade \ sexta-feira, março 18, 2022
© Direitos reservados
Complementação da Ecovia já existente através da criação de mais 24 km cicláveis na zona urbana da cidade. Projeto será implementado em três meses e tem o custo de 300 mil euros.

A Câmara Municipal de Guimarães anunciou que vai avançar com a 2.ª fase da Ecovia, uma obra que vai implementar mais 24 kms cicláveis na zona urbana de Guimarães, complementando o traçado já existente.

Esta intervenção segue-se à 1.ª fase, em que foi feita a ligação entre a Veiga de Creixomil e a Pista de Cicloturismo de Fafe, numa extensão de sensivelmente 17 km. A 2.º fase, segundo o município, será notada “no centro da cidade e abrange os principais equipamentos, serviços e zonas residenciais”.

“A implementação será concretizada com pistas cicláveis (segregadas do trânsito automóvel), corredores cicláveis (a par do trânsito automóvel) e canais partilhados, recorrendo a pintura, sinalização ou outras medidas especiais”, dá conta o município.

A obra será realizada num período de três meses, sendo que tem o custo de sensivelmente 300 mil euros com o apoio do programa Portugal 2020, inserido no Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS) da Comunidade Intermunicipal do Ave.

A ambição da Câmara Municipal de Guimarães passa pela “implementação de uma Rede de Percursos Cicláveis, através de eixos estruturantes que ligam os principais pontos de interesse da cidade (equipamentos, espaços públicos, serviços de transporte, áreas habitacionais, entre outros)”.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: