skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
27 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Música: as CLAV regressam com Nile Valley, Gobi Bear e Gabriel Salgado

Redação
Cultura \ quarta-feira, março 27, 2024
© Direitos reservados
Do hip-hop à eletrónica, passando pelo jazz e pelo pós-rock, a primeira temporada de 2024 desenrola-se entre Vermil e o concelho de Vila Nova de Famalicão, entre 11 de abril e 21 de junho.

Adotado no segundo semestre de 2023, o modo tour das CLAV Live Sessions está de volta na primeira temporada de 2024, com três artistas convidados - Nile Valley, Gobi Bear e Gabriel Salgado – e seis concertos, realizados entre o Centro e Laboratório Artístico de Vermil e as freguesias de Joane, São Miguel de Seide e Vermoim, no concelho de Vila Nova de Famalicão.

Nile Valley é a primeira proposta das CLAV para 2024, com concertos a 11 e 13 de abril. Esse projeto surge da vontade de explorar sonoridades do registo nu-soul, Hip-Hop e do Jazz, no espectro da música eletrónica; uma voz, um baixo, e a eletrónica fundem-se num amplo espaço para explorar, assente em composições que não contam histórias, mas apenas ideias delas.

A 17 e 18 de mario, Gobi Bear apresenta o álbum “3” em concerto, sozinho, numa desconstrução das músicas em múltiplas camadas de guitarra e omnichord. Gobi Bear deixa as cordas soar como querem e faz canções. Ao vivo, camufla-se no ambiente ou provoca-o com barulho. Sozinho, desliga-se do mundo para o recriar.

A concluir a temporada, nos dias 20 e 21 de Junho, Gabriel Salgado, um dos mais estimulantes músicos da sua geração, inspirado por subgéneros como o pós-rock e algumas derivações mais matemáticas, desta vez ao piano, dá continuidade à sua narrativa onírica. E uma “viagem repleta de fragilidades, medos, esperança e admiração”, realça a nota de imprensa das CLAV Live Sessions.

Diretor artístico do CLAV, músico, produtor e realizador, Alberto Fernandes realça que a primeira temporada das CLAV Live Sessions mantém o objetivo da descentralização cultural pelos territórios de sua influência, numa “visão arrojada”, de “concretização de políticas públicas de descentralização cultural e na ampliação do acesso à cultura a um público que, de outra forma, poderia não ter essa oportunidade enriquecedora”. O projeto tem como parceiros a Câmara Municipal de Guimarães, através do regulamento IMPACTA, e a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, através do projeto Há Cultura.

 

Programação de Abril a Junho de 2024

1 ª temporada

 

55.ª CLAV LIVE SESSION - TOUR: Nile Valley

11 de Abril/ 21h30m/ CLAV em Vermil, Guimarães

13 de Abril/ 21h30m/ Joanem Auditorium, Joane, V.N. de Famalicão     

 

56.ª CLAV LIVE SESSION - TOUR: Gobi Bear

17 de Maio/ 21h30m/ Centro de Estudos Camilianos, Seide São Miguel, V.N. de Famalicão

18 de Maio/ 21h30m/ CLAV em Vermil, Guimarães

 

57 ª CLAV LIVE SESSION - TOUR: Gabriel Salgado

20 de Junho/ 21h30m/ CLAV em Vermil, Guimarães

21 de Junho/ 21h30m/ Salão Paroquial em Vermoim, V.N. de Famalicão

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: