skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
20 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Na Casa da Memória vai-se "vasculhar" a infância para entender o presente

Redação
Cultura \ quarta-feira, junho 16, 2021
© Direitos reservados
A criação artística de Vera Alvelos, "Velha infância", “é um projeto sobre a infância de outros tempos, quando não havia telemóveis, nem tablets e mesmo a televisão era uma miragem".

A Casa da Memória de Guimarães (CDMG) vai inaugurar um projeto sobre o tempo em que os mais velhos foram crianças, um projeto de arte participativa que parte dos saberes, das memórias e das histórias pessoais dos participantes – um grupo de idosas do Centro de Dia Nossa Senhora do Carmo e um grupo de jovens das Oficinas do Teatro Oficina.

A criação artística de Vera Alvelos, "Velha infância", “é um projeto sobre a infância de outros tempos, quando não havia telemóveis, nem tablets e mesmo a televisão era uma miragem”, informa A Oficina. O momento alto a viver no próximo sábado, às 19h – com entrada gratuita até ao limite da lotação do espaço –, é o culminar de um processo e o inaugurar da exposição que o materializa.

A partir de uma série de objetos, as memórias dos mais velhos sobre a sua infância foram vasculhadas, para que os conheçamos melhor e também para perspetivarmos o olhar sobre os tempos de hoje. Esses objetos, tesouros carregados de emoções, serão agora os veículos para aceder às histórias, num núcleo expositivo e performativo à sombra da ramada da Casa da Memória, que remete para a vivência desse outro tempo. De entrada gratuita, o projeto será inaugurado no próximo dia 19 de junho, sábado, às 19h00, com os novos e os velhos a juntarem-se debaixo dessa mesma sombra para revisitar, numa encenação deambulante, as histórias do antigamente, alimentando a nossa memória coletiva e o nosso imaginário.

Na manhã do domingo seguinte, 20 de junho, às 11h00, no mesmo local, a habitual oficina para famílias, "Domingos nos Museus", organizada todos os meses pela Educação e Mediação Cultural d’A Oficina, irá prolongar este imaginário. Nesta oficina, com Vera Alvelos ao leme, vamos descobrir algumas das histórias do projeto "Velha Infância" e, em conjunto, mergulhar nas nossas memórias que, como sabemos, são em parte reais e outra parte ficção.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: