skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Natação: Vitória tranquilo em masculinos e despromovido em femininos

Redação
Desporto \ sábado, abril 08, 2023
© Direitos reservados
Com duas vitórias e mais seis pódios, o Vitória foi sexto classificado na 1.ª Divisão masculina de clubes. Em femininos, foi 11.º classificado e vai competir na 2.ª Divisão em 2024.

A alegria das vitórias e nos pódios em algumas das provas masculinas conjugou-se com o penúltimo lugar e consequente descida de divisão da equipa feminina do Vitória no campeonato da 1.ª Divisão Nacional de clubes, realizada no complexo de piscinas do Jamor, em Oeiras, na quinta e na sexta-feira.

A formação masculina foi sexta classificada entre 12 equipas, com uma pontuação de 444 pontos; ficou a pouco mais de 100 do último lugar do pódio, ocupado pelo FC Porto (551 pontos), tendo cabido ao Benfica (710) e ao Sporting (682) os dois primeiros lugares.

Os principais sucessos da equipa composta por Andrii Govorov, Frederico Riachos, Tomás Lopes, Tomás Sousa, Rodrigo Cunha, Diogo Sousa, Miguel Fernandes, João Costa, Alexandre Amorim, António Carriço e Afonso Lopes deram-se no primeiro dia.

João Costa venceu os 100 metros costas, única prova de costas em que participou, com a marca de 54,87 segundos, e o quarteto escalado para os 4x100 metros estilos venceu com um tempo inferior ao do recorde nacional: João Costa, Andrii Govorov, Tomás Lopes e Alexandre Amorim completaram a prova em 3.42,30 minutos. Como Andrii Govorov é ucraniano, o tempo não é válido para recorde nacional. Essa marca pertence ao quarteto do Benfica que foi segundo classificado, com 3.42,94 minutos. O Vitória terminou o primeiro dia na quarta posição da classificação geral.

De resto, a equipa treinada por Rui Costa alcançou dois segundos lugares por Andrii Govorov – nos 50 metros livres e nos 50 mariposa, categoria em que é recordista mundial – e outros quatro pódios: um nos 4x100 metros livres, no primeiro dia, outro por João Costa, que optou pela mariposa no segundo dia e foi terceiro nos 100 metros, e dois por Alexandre Amorim.

O especialista em bruços esteve em bom plano neste campeonato, alcançando o terceiro lugar nos 50 e nos 100 metros. Nos 200 metros, foi sétimo classificado.

Já a equipa feminina do Vitória terminou o campeonato no 11.º e penúltimo lugar, com 202 pontos, acima do Gesloures, que foi último com 122, e desceu à 2.ª Divisão Nacional.

Formado por Catarina Ferreira, Adriana Castro, Ana Fernandes, Catarina Almeida, Catarina Costa, Lia Gomes, Filipa Fernandes, Margarida Santos e Mafalda Peixoto, o conjunto de Guimarães classificou-se quase sempre nos últimos lugares das 19 provas. As exceções foram Filipa Fernandes nos 50 e nos 100 metros mariposa – 10.ª classificada entre 24 nadadoras, duas de cada clube -, Adriana Castro, 11.ª nos 50 metros livres, e Catarina Ferreira, 11.ª nos 50 metros costas.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70