skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
29 março 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

Neste desafio, somos convidados a fotografar a biodiversidade do concelho

Redação
Ambiente \ terça-feira, abril 27, 2021
© Direitos reservados
Ao longo dos últimos anos os vimaranenses já contribuíram com centenas de avistamentos e permitiram à comunidade científica cartografar diferentes espécies.

Guimarães volta a ser a única representante portuguesa no desafio mundial “City Nature Challenge”, que incita a comunidade a procurar e fotografar toda a biodiversidade, seja de fauna ou flora. Este ano o desafio acontece de 30 de abril a 3 de maio.

O Laboratório da Paisagem organiza duas iniciativas: no dia 1 de maio, às 10 horas, elementos da Brigada Verde de Creixomil farão um passeio e registo fotográfico pela Veiga de Creixomil; e dia 2, pelas 10:30 horas, o desafio é lançado à comunidade para capturar a biodiversidade no Parque da Cidade de Guimarães. A inscrição é obrigatória, tendo como limite 10 participantes. Os interessados devem enviar e-mail para geral@labpaisagem.pt.

Ao longo dos últimos anos os vimaranenses já contribuíram com centenas de avistamentos, permitindo à comunidade científica cartografar diferentes espécies, seja animal, planta, ou outra evidência de vida.

O Curtir Ciência – Centro Ciência Viva de Guimarães também se junta ao City Nature Challenge 2021, com a atividade “Biodiversidade de Couros”, no dia 1 de maio pelas 10:30 horas. Nesta atividade, os participantes irão ter a oportunidade de observar e registar os diferentes grupos faunísticos presentes na zona de Couros. Num pequeno percurso pelas instalações vai ser possível obervar as aves que nidificam no edifício, conhecer um Hotel de Insetos e a sua importância para a conservação dos insetos polinizadores, bem como fazer uma visita ao “Tanque com Vida” seguida de uma sessão de observação de anfíbios e macroinvertebrados em laboratório. A atividade terá a duração aproximada de 1:30 horas, para um máximo de 10 participantes. A inscrição gratuita, mas obrigatória, deve ser feita pelo geral@ccvguimaraes.pt.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #70