skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 junho 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

No Multiusos, Portugal fecha Europeus com chave de ouro (e prata e bronze)

Tiago Mendes Dias
Desporto \ segunda-feira, abril 08, 2024
© Direitos reservados
Com seis medalhas no derradeiro dia da prova de trampolins, duas de cada cor, a seleção portuguesa cotou–se como uma das melhores, tendo visto apenas a Grã–Bretanha somar mais títulos.

Um final feliz, repleto de performances a roçar a perfeição: assim se pode resumir o desempenho da seleção portuguesa no quinto e último dia da 29.ª edição dos Europeus de trampolins, decorrida no Multiusos de Guimarães.

Depois de conquistar uma medalha de ouro no duplo minitrampolim feminino por equipas, uma de prata nessa mesma prova coletiva, mas masculina, e três de bronze entre quarta‐feira e sábado, a representação portuguesa no escalão sénior arrecadou seis pódios nas finais individuais de domingo.

Dois deles valeram título europeu, medalha de ouro e a audição de “A Portuguesa” no recinto vimaranense: Pedro Ferreira sagrou-se campeão europeu de trampolim individual, a única disciplina olímpica dos Europeus, e subiu ao lugar mais alto do pódio na companhia do outro português na final, Diogo Abreu, medalha de bronze; na prova masculina de duplo minitrampolim, Tiago Romão não deu a mínima hipótese à concorrência e voltou a subir ao lugar mais alto do pódio no Multiusos de Guimarães, o seu anfiteatro “da sorte” como disse após a prova. Há 10 anos, na primeira ocasião em que Guimarães acolheu a competição, fora campeão europeu júnior.

O duplo minitrampolim foi uma disciplina talismã para Portugal, com Diana Gago a alcançar a prata e Alexandra Garcia o bronze na final feminina, vencida pela espanhola Melania Rodríguez. Mariana Cascalheira conquistou a prata na final feminina de tumbling, variante em que a representação lusa na final masculina assegurou um sexto lugar, por Gonçalo Nunes, e um sétimo, por Vasco Peso.

Portugal concluiu assim os Europeus com três medalhas de ouro, três de prata e cinco de bronze, registo que lhe vale o segundo lugar no quadro das seleções presentes. O primeiro lugar coube à Grã‐Bretanha, embora com menor número. Alcançou sete ‐ uma medalha de bronze, duas de prata e quatro de ouro, três delas com contributo de Bryony Page, ginasta por duas vezes medalhada nos Jogos Olímpicos. A França encerra o pódio do quadro de medalhas, com dois ouros, cinco pratas e um bronze.

Numa competição que envolveu mais de 600 ginastas de 29 países, Portugal conquistou ainda uma medalha de ouro, duas de prata e três de bronze num conjunto de provas em que a seleção britânica se destacou, ao ser quatro vezes ouro, três vezes prata e duas bronze.

 

Tiago Romão saltou para o ouro no duplo minitrampolim © Carlos Alberto Matos/FGP

Tiago Romão saltou para o ouro no duplo minitrampolim © Carlos Alberto Matos/FGP

 

29.º Europeu de trampolins (Multiusos de Guimarães) ‐ medalhas de Portugal

 

Ouro

Pedro Ferreira (trampolim individual masculino)

Tiago Romão (duplo minitrampolim masculino)

Duplo minitrampolim feminino por equipas

 

Prata

Diana Gago (duplo minitrampolim feminino)

Mariana Cascalheira (tumbling feminino)

Duplo minitrampolim masculino por equipas

 

Bronze

Diogo Abreu (trampolim individual masculino)

Alexandra Garcia (duplo minitrampolim feminino)

Gabriel Albuquerque e Lucas Santos (trampolim sincronizado)

Trampolim feminino por equipas

Tumbling masculino por equipas

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73