skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
21 maio 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

“No poupar está o ganho”: Turmas de Guimarães vencedoras a nível nacional

Redação
Educação \ quinta-feira, junho 15, 2023
© Direitos reservados
Projeto de educação financeira implementado ao longo do ano letivo a nível nacional conta com três turmas de Guimarães entre as vencedoras na componente de literacia financeira. Vão à Disney.

Turmas de Guimarães destacaram-se a nível nacional no projeto “No Poupar Está o Ganho”, que foi implementado ao longo de todo o ano letivo em todas as escolas a nível nacional. O objetivo era que cada turma apresentasse a concurso, como projeto final, um trabalho que representasse, através de vídeo, artes performativas ou trabalhos manuais, os conhecimentos adquiridos ao longo do ano escolar.

Como vencedor deste projeto, destacou-se o 2.º CA da Escola Básica de Cruz de Argola, que alcançou o 1.º lugar entre todas as turmas do escalão 1.º ciclo – 1.º e 2.º ano que entraram na competição. “Poupar para um sonho realizar” foi o nome da iniciativa que está a levar os alunos a poupar para, no 4.º ano, fazerem uma viagem à Disney.

Já no 3º ciclo, o 7.º C da Escola Básica 2, 3 Professor Abel Salazar, alcançou o 3.º lugar. A turma apresentou, no seu trabalho, cinco tipos de seguros.

Estas turmas foram também vencedoras municipais, sendo premiadas pelo melhor trabalho realizado no seu concelho e no seu ciclo de ensino. A elas, juntou-se também como vencedora municipal a turma: 5.º C da Escola Básica de Abação.

O Concurso Final é o maior momento de competição interturmas do “No Poupar Está o Ganho”, projeto de educação financeira que, durante o ano letivo 2022/2023, envolveu 18 mil alunos de 920 turmas de norte a sul do país, passando pelas ilhas.

O programa, criado pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (Porto), conta já com 13 edições, tendo impactado mais de 60 mil alunos de 60 municípios. A cada ano letivo, as turmas e professores participantes têm acesso, através de uma plataforma digital, a todos os recursos pedagógicos necessários à implementação de atividades promotoras da literacia financeira.

A Câmara Municipal de Guimarães é parceira do “No Poupar Está o Ganho”, que pretende fomentar hábitos de poupança e uma relação saudável com o dinheiro, contribuindo para a formação de cidadãos e futuros consumidores mais conscientes e responsáveis.

Artigos relacionados

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: O Que Faltava #73