skipToMain
ASSINAR
LOJA ONLINE
SIGA-NOS
Guimarães
25 abril 2024
tempo
18˚C
Nuvens dispersas
Min: 17
Max: 19
20,376 km/h

No seu dia, as crianças vão dizer aos adultos o que querem da sua cidade

Redação
Educação \ sábado, maio 28, 2022
© Direitos reservados
A auscultação de 14 escolas do concelho pelo executivo municipal a 01 de junho é uma das 15 iniciativas da Câmara para assinalar o Dia Mundial da Criança.

Da comemoração do Dia Internacional do Brincar, a partir do bairro da Emboladoura, em Gondar, neste sábado, até aos contos, aos jogos tradicionais e aos insufláveis que vão pulular pela Alameda de São Dâmaso, daqui a uma semana, a 04 de junho, a Câmara Municipal de Guimarães propõe 15 iniciativas para assinalar o Dia Mundial da Criança, disponibilizando-se, a ouvir o que os vimaranenses de idade mais tenra querem do seu território.

Entre as 11h00 e as 14h30 de 01 de junho, uma quarta-feira, o executivo municipal vai marcar presença em 14 escolas do concelho para a ação “Como deve ser a nossa Cidade para que as Crianças sejam felizes”. É a primeira das iniciativas de auscultação das crianças. A 03 de junho, a partir das 14h30, segue-se “As Políticas da Infância e da Juventude em Guimarães: Vamos ouvir as crianças”, após a UNICEF ter devolvido à autarquia os resultados da campanha “Tenho voto na matéria”.

O programa inclui também a final do Torneio de Retórica, no Teatro Jordão, um webinar sobre a relação entre infância e cultura, com o selo do ProChild CoLab - “Cultura Infantil: Literatura, Cinema, Dança e Teatro”, um teatro de marionetas, publicações nas redes sociais e uma ação do Laboratório da Paisagem sobre a importância dos polinizadores.

Haverá também visitas gratuitas para as crianças da pré-escola das IPSS de Guimarães aos quarteis dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, dos Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas, da PSP de Guimarães, da GNR de São Torcato, do Centro de Ciência Viva, do Laboratório da Paisagem, do Paço dos Duques de Bragança e do Museu Alberto Sampaio.

Podcast Jornal de Guimarães
Episódio mais recente: