Nos Lugares com História, cabem 33 estabelecimentos e 10 instituições
A Câmara Municipal de Guimarães vai discutir e votar a lista de estabelecimentos e instituições a classificar como Lugares com História, depois de ter aprovado por unanimidade o regulamento do programa, numa reunião do executivo municipal decorrida no ano passado, a 12 de julho.
Depois de numa fase inicial ter identificado 38 espaços passíveis de distinção por todo o concelho, o executivo presidido por Domingos Bragança vai propor, na reunião da próxima quinta-feira, a classificação de 33 estabelecimentos e de 10 instituições.
Nesse lote, incluem-se cafés, pastelarias, padarias e restaurantes, como o Milenário ou a Ribela, a Casa dos Bombos Alves, a principal fornecedora dos bombos para as Nicolinas, ou a loja de ferragens Ferreira da Cunha, no Toural. Há ainda espaço para salvaguardar farmácias, ourivesarias e sapatarias – a Lotário, na rua da Rainha, e a Júlio Duarte, na praça Doutor João Antunes Guimarães, nas Taipas.
Quanto às instituições, destacam-se as de índole cultural - Sociedade Martins Sarmento, o Cineclube de Guimarães, o Convívio, o Círculo de Arte e Recreio e Velhos Nicolinos -, mas também as de solidariedade - Cruz Vermelha e Venerável Ordem Terceira de São Domingos – e desportivas – Clube de Ténis de Guimarães, Clube Industrial de Pevidém e JUNI.
Isenções fiscais e benefícios no arrendamento urbano
Criado ao abrigo do regime de reconhecimento e proteção de estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social local (Lei número 42/2017), o programa “Lugares com História” classifica estabelecimentos a partir da “longevidade” - “25 anos de existência ou mais” -, do “significado para a história local”, do facto de “serem únicos no quadro de atividades”, do “património artístico e acervo” de que dispõem, da “notoriedade e pela representação social” ou da “necessidade de salvaguarda e divulgação do património”, lê-se na proposta que consta da agenda divulgada pela Câmara.
Caso sejam distinguidas, as entidades dispõem de proteção ao abrigo do “regime jurídico do arrendamento urbano” e do “regime jurídico das obras em prédios arrendados”, bem como “acesso a programas municipais ou nacionais de apoio aos estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social local”, “benefícios ou isenções fiscais a conceder pelos municípios” e “direito de preferência nas transmissões onerosas de imóveis”, informa também a autarquia.
Entidades propostas pela Câmara Municipal ao “Lugares com História”
Estabelecimentos
- Almeida & Neves
- Café Milenário
- Casa Carlos - Botões e Corações
- Casa Costinhas
- Casa das Novidades
- Casa dos Bombos Alves
- Casa Faria
- Casa Ferreira da Cunha
- Casa Júpiter
- Casa Luís
- Casa Martinho
- Confeitaria Ribela
- Farmácia Monteiro
- Farmácia Pereira
- Foto Beleza
- J. Fernandes Correia, Lda (Bazar Moderno)
- José Vieira
- Luis A M Pinto dos Santos, Lda
- Marchaves, de Joaquim Jorge Pereira da Costa
- Orpheu
- Ourivesaria Central
- Ourivesaria Madre de Deus
- Padaria Central
- Padaria Nacional de Guimarães
- Pastelaria Centenária
- Relojoaria São Gualter
- Restaurante Café Oriental
- Restaurante Carreira
- Sapataria Júlio Duarte
- Sapataria Lotário
- Tabacaria Marinho
- Trinas
- Xico da Rabata
Instituições
- Cineclube de Guimarães
- Círculo de Arte e Recreio
- Clube de Ténis de Guimarães
- Clube Industrial de Pevidém
- Convívio Associação Cultural e Recreativa
- Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Guimarães
- JUNI - Jovens Unidos num Ideal
- Sociedade Martins Sarmento
- Velhos Nicolinos - Associação dos Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães
- Venerável Ordem Terceira de São Domingos